Algumas escolhas simples podem fazer uma grande diferença na hora de criar peças que mantenham o respeito ao meio ambiente
Quando se trabalha com madeira, uma das primeiras questões que deve se considerar é a da sustentabilidade. Afinal, estamos extraindo recursos do meio ambiente e, se não o fizermos da maneira correta, muito provavelmente não teremos mais acesso a eles em um curto período de tempo. Não é à toa que cresce cada vez mais a preocupação com materiais e processos sustentáveis.
O que muita gente não sabe é que, mesmo se tratando de uma marcenaria, é possível fazer escolhas simples para garantir um trabalho que garanta a melhor utilização de cada recurso. O ecodesign busca exatamente isto: soluções em móveis e decoração com mínimo impacto ambiental. Você quer acrescentar mais essa característica aos seus projetos? Temos algumas dicas que podem ajudar.
Como criar projetos sustentáveis
Seguindo alguns passo, é possível trabalhar com o ecodesign, criar peças incríveis com processos saudáveis e atrair mais clientes.
Materiais
Em primeiro lugar, vale escolher materiais que sejam sustentáveis, ou seja, que sejam produzidos com mínimo impacto ao meio ambiente. Um deles é o MDF. Como é formado com fibras de madeira de reflorestamento, garante um melhor aproveitamento dos recursos e se torna uma opção incrível para quem busca o melhor custo-benefício em seus projetos.
Vale buscar por empresas que fornecem esse tipo de madeira e contem com certificações e compromisso com processos responsáveis. A fabricação e a logística utilizada por cada fornecedor também podem fazer a diferença quando o assunto e medidas sustentáveis.
Consumo de energia
Outro fator de extrema importância a ser considerado para garantir mais sustentabilidade no trabalho da sua marcenaria é a eficiência energética, ou seja, usar o mínimo de energia possível para produzir mais.
Isso se alcança através de maquinários de qualidade e alta eficiência e performance, já que proporcionam mais economia. Por isso, vale muito a pena contar com ferramentas e máquinas com as manutenções e limpezas em dia. Na hora de escolher o que vai usar na sua marcenaria, o barato pode acabar saindo muito caro, então é preciso ter bons fornecedores que ofereçam dicas das melhores peças para cada trabalho. Além disso, é importante guardar tudo de maneira organizada e em ambientes limpos, evitando ao máximo avarias e garantindo um bom funcionamento por muito mais tempo – afinal, maquinários que funcionam bem, gastam menos energia para fazer seu trabalho.
Reaproveitamento
Você, com certeza, sabe como em uma marcenaria podem sobrar materiais. Pequenos pedaços de madeira que acabam ficando de um projeto, peças que estão há muito tempo paradas no estoque. Tudo isso pode acabar gerando desperdícios desnecessários e muito mais lixo. Nesses casos, vale pensar em como reaproveitar materiais. Muitas vezes, um pequeno pedaço de madeira pode acabar virando uma peça decorativa, por exemplo, que além de não ser desperdiçado, se converte em lucro para o seu negócio.
Para que você possa reaproveitar ao máximo cada matéria-prima, um estoque organizado também faz toda a diferença. Crie uma planilha de tudo o que tem disponível, assim fica mais fácil visualizar tudo que pode ser utilizado e não precisa ser comprado.
Outra maneira de fazer escolhas sustentáveis quando se trata de reaproveitar materiais é fazendo o descarte correto do pó de madeira, que deve ser extraído corretamente, bem destinado ou reutilizado de outras maneiras.
Durabilidade
Por fim, outra forma de incentivar o consumo consciente e garantir a preservação do meio ambiente é produzindo peças que tenham mais durabilidade e resistência, além de agregar beleza e funcionalidade. Isso tudo faz com que seus clientes possam aproveitar seus móveis por muito mais tempo, sem precisar substituí-los tão cedo.
Então, escolha matérias-primas de qualidade para que móveis mais resistentes sejam uma constante na sua marcenaria.
Vale a pena apostar na sustentabilidade
Além de ser uma forma de proteger o meio ambiente e garantir que os recursos naturais possam se renovar por muitos e muitos anos, investir em processos sustentáveis na sua marcenaria também é sinônimo de economia. Por isso, esteja atento às mudanças que você já pode começar a fazer hoje mesmo e trabalhe de maneira muito mais consciente.
Quer um fornecedor de confiança para os materiais da sua marcenaria?