Essenciais na hora de usar seus equipamentos, algumas recomendações de proteção podem evitar acidentes e dores de cabeça
Toda marcenaria, para produzir e entregar peças de qualidade e alta durabilidade, precisa de diversos tipos de maquinários e ferramentas.
Nós, inclusive, já falamos um pouco sobre isso aqui e também criamos um checklist completo dos equipamentos que, como marceneiro, você precisa ter. Faça o download deste material aqui.
A questão é que muitos desses maquinários servem para o corte de peças, como é o caso das esquadrejadeiras e seccionadoras, e precisam ser manejados com as devidas recomendações de segurança para evitar acidentes.
Principalmente no caso das primeiras, que podem ser manuais ou automatizadas.
Para te ajudar a utilizar os equipamentos de corte sem dores de cabeça, separamos sete dicas importantes para que você e sua equipe estejam sempre protegidos.
São alguns conselhos de uso que podem fazer toda a diferença na rotina do seu trabalho.
Vamos em frente?
Como usar maquinário de corte de forma segura?
1.Prenda bem as peças a serem cortadas
Na hora de cortar uma peça, precisão é extremamente importante.
Afinal, se o corte não sair como deveria, muito provavelmente o resultado final do projeto não será satisfatório.
Por isso, os maquinários de corte contam com maneiras de fixar bem cada pedaço ou painel de madeira para cortá-los.
Garantir que tudo está preso como deveria é o primeiro passo para manter a segurança também. É importante checar, inclusive, se seu equipamento conta com travas para impedir movimentos.
2. Use equipamentos de proteção
Os chamados EPIs, ou equipamentos de proteção individual, foram criados especialmente para manter a segurança dos trabalhadores em funções que possam apresentar algum risco.
No caso da sua marcenaria e do manejo de maquinários de corte, capacetes, óculos, luvas, protetores auriculares, aventais, máscaras e calçados adequados devem ser utilizados por você e por seus funcionários.
3. Faça manutenções frequentes
Outra maneira de garantir a segurança na produção de móveis e assegurando o bom funcionamento de cada maquinário. Para isso, é muito importante manter as manutenções sempre em dia.
4. Desligue os equipamentos da tomada para limpezas e manutenções
Depois do uso de suas máquinas de corte, também é preciso estar atento para que manter a sua proteção.
Na hora de fazer a limpeza do equipamento ou, até mesmo, fazer a troca de alguma peça ou algum tipo de manutenção, assegure-se de que o mesmo esteja desligado. Se possível, desconecte o cabo da tomada.
Assim, você não corre o risco de ser pego desprevenido.
5. Conte com ferramentas especiais para ajudar nos cortes
Na hora de cortar peças, é extremamente importante manter suas mãos e dedos o mais longe possível das lâminas e serras do equipamento.
Para isso, existem ferramentas como os dispositivos empurradores e guias de alinhamento, que ajudam a fazer o movimento necessário para o corte das peças, sem exigir que você use as mãos diretamente para isso.
Esses pequenos “ajudantes” são ainda mais importantes para manejar pedaços menores de madeira.
6. Utilize uma coifa protetora
Mais uma maneira de aumentar a proteção quando seu maquinário não está em uso é utilizando uma coifa protetora para a serra.
Ela “tampa” a parte cortante do equipamento e evita toques acidentais.
7. Evite roupas ou objetos pendentes
Colares ou pedaços de tecido podem acabar ficando presos nas lâminas de uma esquadrejadeira ou seccionadora. Por isso, evite objetos ou peças de roupa que possam apresentar este tipo de risco.
Trabalhe com mais tranquilidade mantendo a segurança na sua marcenaria
Contratempos existem em todo tipo de trabalho, mas muitos podem ser evitados com alguns cuidados simples, principalmente na hora de manejar equipamentos que trazem certos riscos.
Considere essas dicas de segurança e mantenha tudo funcionando bem na sua marcenaria, sem acidentes e dores de cabeça.