Entenda o que deve considerar na hora de definir os preços dos móveis produzidos na sua marcenaria
Você planeja sua marcenaria, adquire as melhores ferramentas – aliás, se quiser uma dica dos maquinários que não podem faltar, clique aqui -, escolhe painéis de madeira de qualidade, cria projetos bonitos, se une aos melhores fornecedores.
E, mesmo com tudo isso, parece que seu negócio não vai para frente. O que tem de tão errado?
A verdade é que, mesmo fazendo tudo certo, você pode estar errando em um detalhe muito importante: os preços. Exatamente.
Definir os valores das peças que você produz vai muito além de tentar ser mais barato ou equivalente à concorrência.
Envolve diversos fatores próprios a cada processo de produção.
Porque, no final das contas, se cobrar valores muito altos, você pode afastar compradores.
Se cobrar valores muito baixos, pode não conseguir equilibrar seu fluxo de caixa.
É preciso encontrar o equilíbrio de gerar faturamento sem descuidar da satisfação do cliente. Um desafio e tanto.
Dicas importantes para determinar o valor dos seus móveis
Mas não é preciso perder o sono.
Algumas dicas importantes e pontos de atenção podem te ajudar a chegar a um valor que esteja dentro do que o cliente está disposto a pagar e do suficiente para que você não tenha que pagar para trabalhar.
Por isso, para precificar seu trabalho, considere:
Custos operacionais
Em uma marcenaria ou qualquer outro tipo de negócio, o primeiro passo para entender quanto se deve cobrar por um produto ou serviço é saber o valor de toda a operação.
Ou seja, quanto custa para sua empresa funcionar, quais são todas as despesas que você tem, fixas ou periódicas.
Isso evita que, na tentativa de criar preços competitivos para atrair mais clientes, você acabe deixando de cumprir os compromissos que já tem.
Ajuda a estabelecer o mínimo necessário para continuar produzindo com o padrão que deseja estabelecer.
Entre as despesas fixas mais comuns de um negócio como uma marcenaria, podem estar: valor do aluguel, contas de água, luz e telefone, combustível, folha de pagamento de funcionários, fornecedores e impostos.
Além delas, existem as despesas periódicas, que envolvem compra de novas ferramentas, manutenção de maquinários e outros.
Margem de lucro
Depois de entender quanto custa sua operação completa, é preciso definir uma margem de lucro.
Ela é a diferença entre o seu faturamento e os seus custos de produção.
Afinal, vender só para cobrir os custos não faz sentido e não cria um negócio rentável.
Aqui, começa a entrar o equilíbrio de que já falamos. Uma margem de lucro altíssima pode afastar os clientes.
Uma margem de lucro muito baixa não permite que seu negócio se sustente.
Você pode até fazer uma pesquisa dos concorrentes, entender qual a margem de lucro comum entre as marcenarias que funcionam perto de você.
Mas esse é um número que deve ser baseado na realidade da sua empresa.
Mercado
Outro ponto de atenção importante é: apesar de todas as informações acima serem sobre a realidade da sua marcenaria, você não pode definir valores que estejam muito fora dos praticados pelo mercado.
Por isso, é importante conhecer os concorrentes que estão na sua cidade, bem como grandes marcenarias.
Nesse sentido, também é importante ficar atento aos períodos de promoção que envolvem esse ramo.
E agora?
Com todas essas informações definidas sobre a sua marcenaria e o mercado, você não chega em um número exato para precificar seus móveis, mas consegue ter uma boa noção do quanto precisa para que seu negócio continue funcionando bem e gerando lucro.
Então, para definir valores específicos, pode usar fórmulas comuns à administração financeira, que consideram diferentes aspectos e valores envolvidos na produção do produto.
Outro fator que pode ser de grande ajuda é contar com fornecedores que não só ofereçam os melhores produtos por valores competitivos, mas que também tenham condições diferenciadas.
Encontrar uma empresa que forneça a maior parte do material necessário para a produção de um móvel facilita a gestão da sua marcenaria e a precificação.
Na JK Madeiras, sabemos que você precisa de produtos de qualidade, das melhores condições de pagamento e de uma equipe especializada para oferecer os melhores negócios.
Por isso, nosso objetivo é ajuda você a crescer.
Pode contar com a gente!
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