Algumas novidades chamaram a atenção de marceneiros e consumidores no ano de 2020
O ano de 2020 tem sido atípico de muitas maneiras. Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, apesar de muita coisa já ter voltado ao “normal”, tivemos que nos adaptar a novas realidades, como o uso de máscaras, a companhia do álcool em gel, entre muitos outros.
Isso impactou diretamente a maneira como vivemos e o que fazemos. Não é à toa que o comércio digital, por exemplo, teve um crescimento acelerado na quantidade de novos compradores e de novos pedidos. Outra mudança foram os gastos maiores das pessoas com suas casas, comprando móveis, fazendo pequenas reformas e investindo em mais conforto.
E isso tudo, obviamente, afetou também a marcenaria. Novas tendências surgiram na produção de móveis para atender a essa realidade tão diferente. É claro que nem tudo foi resultado do distanciamento social, mas, ainda assim, deve fazer parte dos seus novos projetos.
Quer saber mais? A gente conta para você!
Quais são as tendências para a marcenaria em 2020?
Entre investimentos para melhorar o ambiente de casa e a tecnologia para facilitar processos, aqui estão quatro grandes tendências que devem estar nos planos da sua marcenaria:
Móveis para home office
Em primeiro lugar, com mais pessoas migrando para o trabalho dentro de casa, surgiram as necessidades de montar – ou, em muitos casos, adaptar – um ambiente para escritório. Ou seja, um home office. E é claro que isso aumentou a demanda por móveis desse tipo, como mesas, prateleiras, gaveteiros.
A grande questão é que, como muitas pessoas não tinham essa realidade antes, precisam recorrer aos móveis planejados para projetos que funcionem bem em sua realidade. Isso faz com que as marcenarias sejam o primeiro lugar que procuram na hora de montar esse cantinho.
Por isso, vale a pena investir em projetos dos mais diversos para esse tipo de ambiente, estando preparado para atender quem chegar ao seu negócio com essa demanda.
Móveis multiuso
Ainda falando sobre investimentos nas casas, com todos os membros da família dividindo os mesmos espaços por mais tempo, outra solução tem sido muito procurada: os móveis multiuso. Eles são criados especialmente para se adaptarem em qualquer espaço, principalmente os menores, e para reunir diversas funcionalidades em uma só.
Alguns exemplos são armários ou gabinetes que viram mesas, camas embutidas, cadeiras – e outras peças – dobráveis, gavetas que se tornam bancadas, entre muitos outros. Aqui, a criatividade está em encontrar a solução perfeita para suprir as necessidades do cliente de maneira inteligente.
Materiais sustentáveis
Saindo um pouco das tendências que surgiram por conta do distanciamento social, entramos na matéria-prima utilizada para mobiliários. Hoje, os clientes estão mais atentos às questões ambientais e buscam soluções que tenham o menor impacto possível na natureza.
Neste caso, há muitas maneiras de preparar sua marcenaria: a primeira delas é investir em madeira de reflorestamento – um material mais sustentável que a madeira comum. Além disso, é possível criar processos que garantam um uso mais consciente da matéria-prima na sua marcenaria, como redução do número de peças utilizadas com projetos bem preparados, evitar desperdícios, fazer o descarte correto do pó de madeira, entre outros.
Ainda é possível criar promoções incentivando os clientes a levarem móveis de madeira antigos – em bom estado – para receberem descontos em novos projetos. Dessa forma, você pode reaproveitar esses materiais.
Tecnologia de integração
Uma tendência que já vem se estabelecendo há alguns anos é o uso da tecnologia para integrar cada parte do processo de produção de um móvel, possibilitando mais agilidade e padronização. Softwares de corte de peças, por exemplo, ou de criação de projetos e lista de materiais facilitam muito a vida do marceneiro.
Se você trabalha em parceria com arquitetos, essas ferramentas também são essenciais para melhorar a comunicação e evitar possíveis erros no meio do caminho. No final das contas, isso simplifica a sua vida e garante a satisfação dos seus clientes.
Redes sociais
Outra questão que não é bem uma novidade, mas que continua extremamente importante para as marcenarias é o uso das redes sociais. Com elas, é possível aumentar o alcance dos seus projetos, fazendo postagens de peças prontas, comunicando os diferenciais do seu negócio e oferecendo, inclusive, curiosidades sobre tipos de madeira e ambientes.
Isso faz com que seu trabalho chegue mais longe e ainda te ajuda a criar autoridade quando se fala em produção de mobiliário. Assim, quando um possível consumidor quiser fazer um projeto de móvel planejado, saberá a quem recorrer para ter mais segurança e a certeza de um bom trabalho.
Esteja sempre atento às novidades e invista na sua marcenaria
Conhecer essas e outras tendências ajuda a sua marcenaria a estar sempre atualizada no que os consumidores estão buscando. Isso quer dizer que você está sempre pronto para oferecer o que há de melhor no mundo dos móveis planejados.
Quer estar sempre atualizado sobre as maiores novidades do mundo da marcenaria? A JK ajuda você!