Conheça os modelos mais comuns desse tipo de ferramenta e dicas para comprar a certa para sua marcenaria
Na marcenaria, diversas ferramentas são utilizadas nas várias etapas que envolvem a produção de um móvel. Cada uma delas com um propósito diferente.
Hoje, ainda há a opção de escolher entre os modelos manuais e elétricos, o que pode ser sinônimo de mais agilidade e eficácia na sua produção, desde que o uso seja feito da maneira correta.
As lixadeiras elétricas podem ser encontradas com fios ou a bateria, e trazem toda a facilidade que sua marcenaria precisa.
Tipos de lixadeiras elétricas
As lixadeiras são usadas para vários objetivos, como desgastar, nivelar e dar acabamento na madeira. Por isso, é importante entender bem qual o seu uso para, então, fazer a escolha certa.
Entre os tipos de lixadeiras elétricas mais comuns, há:
1. Lixadeira orbital
As lixadeiras orbitais se movimentam em círculos ao redor de um eixo, o que faz com que não deixem marcas na madeira. Assim, costumam ser utilizadas para fazer o acabamento de uma peça.
Com essas características, essas ferramentas não devem ser utilizadas para remover material, por exemplo, já que não funcionarão bem para essa finalidade.
2. Lixadeira de disco
Falando em remoção de material, as lixadeiras de disco são uma boa opção. Elas contam com uma lixa em forma de disco, daí o seu nome, que é fixada em um motor e uma base.
Além de remover materiais da madeira, essas ferramentas também são muito usadas para acabamento, especialmente em peças maiores.
3. Lixadeira de cinta
Por fim, há as lixadeiras de cinta, que funcionam de maneira fixa em uma bancada. Elas costumam estar presas a uma esmerilhadeira e podem ser encontradas em modelos verticais ou horizontais, se movimentando de cima para baixo ou de um lado para o outro.
Para o uso, é preciso contar com duas correias intercambiáveis – ou mais -, o que possibilita lixar aço, alumínio e, é claro, madeira.
Como escolher a lixadeira certa
Na hora de escolher uma lixadeira – ou qualquer outra ferramenta para sua marcenaria, é muito importante saber qual é o modelo certo. Isso porque ferramentas e maquinários usados da maneira ou para os propósitos errados podem comprometer as peças e as próprias ferramentas.
Por isso, em primeiro lugar é importante entender com clareza o propósito para o qual você deseja a lixadeira, qual tipo de material, se é para acabamento ou remoção, o tamanho das placas que vai utilizar. Tudo isso vai fazer diferença na hora de garantir a melhor compra.
Além disso, vale contar com uma loja especializada, pronta para oferecer os melhores modelos.
Conte com a JK!
A JK Madeiras é especialista em tudo que você precisa para desenvolver móveis em MDF, inclusive lixadeiras e outras ferramentas. Se você está em dúvida sobre qual modelo escolher, fale com nossa equipe e encontre o que realmente precisa para sua produção.
Quer encontrar os melhores produtos e um atendimento profissional para sua marcenaria?