Corrediças: como escolher a melhor opção?

jkmadeiras-tudosobrecorredicas
Saiba mais sobre os modelos disponíveis de corrediças e escolha a que melhor se adapta aos seus projetos

Que um bom móvel planejado vai muito além de sua aparência, você sabe bem. Afinal, ao procurar uma marcenaria para fazer um projeto para qualquer ambiente, o consumidor espera encontrar uma combinação de beleza e funcionalidade, tudo para trazer mais facilidade e um toque de requinte ao seu dia a dia.

E quando falamos em funcionalidade, são diversos os fatores que acabam escondidos à vista, mas que fazem toda a diferença para uma peça de qualidade. As corrediças entram nesse grupo.

Quais os tipos de corrediça disponíveis para a produção de móveis?

Responsáveis pelo deslizamento de gavetas e armários, facilitando seu uso e o acesso aos objetos guardados, as corrediças podem ser encontradas em diversos modelos diferentes, cada um com uma finalidade e adequado para um tipo de projeto.

Conhecer esses modelos te ajuda a fazer as melhores escolhas na hora de criar um móvel planejado.

De roldana

Provavelmente o tipo mais comum desse tipo de ferragem, as corrediças de roldana são as opções mais baratas e também as mais simples. Isso faz com que sua durabilidade acabe sendo afetada e seu uso fique quase sempre restrito a peças de baixo padrão.

Composta por duas partes separadas, essa corrediça é fixada tanto na gaveta, quanto no móvel, sendo encaixada para que haja deslizamento.

Telescópicas

Outra opção que tem se tornado extremamente comum atualmente, as corrediças telescópicas são instaladas nas laterais das gavetas. Elas são feitas com rolamentos de esferas de aço alojados em caixas. Isso ajuda a evitar que fiquem expostas e que poeira ou sujeiras acabem atrapalhando o deslizamento.

Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos, inclusive em versão mini, e cores que se adaptam a qualquer acabamento de móvel.

Isso quer dizer que escolher corrediças telescópicas é optar por uma ferramenta discreta, que se adapta a qualquer tipo de peça e que tem um ótimo funcionamento, garantindo a qualidade do projeto.

Invisíveis

Assim como as corrediças telescópicas, as invisíveis têm rolamentos em esferas de aço e estão alojadas em caixas. Elas podem ter pistões, amortecedores e opções de extração total ou não total. No entanto, a diferença é que elas são instaladas no fundo das gavetas, em um recorte especial.

Além de fazerem jus ao nome e ficarem, praticamente, invisíveis, elas também suportam mais peso e prolongam a vida útil do móvel. Também têm o deslizamento silencioso e facilitam a retirada das gavetas quando necessário.

Touch to open

Por fim, a opção de corrediça mais sofisticada atualmente. Como o próprio nome sugere – touch to open, do inglês, significa “encoste para abrir” – elas possibilitam a abertura da gaveta com apenas um toque, o que faz delas ideais para móveis sem puxadores, por exemplo.

As corrediças touch to open permitem um acabamento mais refinado e discreto, por isso são indicadas para projetos de alto padrão e agregam modernidade e sofisticação a qualquer peça.

Escolha a melhor corrediça para seu projeto

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de corrediças disponíveis, fica mais fácil escolher a que melhor se adapta aos seus projetos. Não importa se é um móvel mais simples, mais sofisticado ou mais moderno, é possível escolher a ferragem que se encaixe perfeitamente e agregue qualidade e beleza.

Está procurando ferragens de qualidade para os projetos da sua marcenaria?

Deixe seu comentário