Como usar laca

jkmadeiras-blog-laca-img

Conheça dicas essenciais na hora de usar esse tipo de cobertura em seus móveis

Quando se fala em cobertura de móveis, uma das opções mais comuns é a laca. Os benefícios de escolhê-la envolvem a versatilidade de escolher entre milhares de cores e texturas diferentes, e a durabilidade, que chama a atenção do marceneiro e de seus clientes.

Além disso, é possível utilizar laca em móveis dos mais diversos, já que ela pode ser aplicada de maneira curvada, em desenhos ou ângulos diferentes – sem contar os modelos clássicos.

Contar com essa opção na sua marcenaria é oferecer aos clientes um acabamento de alto padrão, que permite a criação de peças exclusivas e garante resultados incríveis. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a laca e entender como aplicá-la.

Em primeiro lugar, vale conhecer os tipos de laca: Nitro e PU. Atualmente, o tipo mais comum é o Nitro, feito à base de nitrocelulose. Já o PU, à base de poliuretano, rende mais e evita amarelamentos, principalmente em cores mais claras.

Acabamentos

A versatilidade da laca, além das cores e texturas, também envolve diversos tipos de acabamentos. Entre eles, há três mais comuns:

Alto brilho

Todo mundo já viu um móvel com acabamento em laca de alto brilho. Ele pode se estender por toda a peça ou valorizar apenas alguns detalhes. Seja qual for a opção, o resultado é sempre elegante. Não é à toa que as feiras nacionais e internacionais da indústria moveleira sempre contam com móveis desse tipo.

O único ponto de atenção com relação a esse acabamento é a sua manutenção. Ele acaba deixando marcas de dedos, por exemplo, mais evidentes, e exige um certo cuidado e frequência de limpeza. Mas isso não altera em nada sua beleza.

Acetinado

Uma opção que oferece mais resistência é a laca com acabamento acetinado. Diferente da versão anterior, essa não tem brilho e, como o próprio nome sugere, tem um toque aveludado. Sua delicadeza funciona bem em diversas peças, como cadeiras, mesas de jantar, armários de cozinha e de banheiro, entre muitos outros.

As marcas deixadas facilmente na laca de alto brilho não são uma realidade quando se fala no acetinado, o que facilita sua limpeza e manutenção, sem comprometer o visual.

Microtextura

Outro acabamento comum de laca é a microtextura. Ela não é lisa como as duas primeiras opções, mas tem um toque mais áspero e completamente fosco, sem nenhum brilho. Isso faz com que sua manutenção seja muito mais simples do que a dos outros acabamentos e que sua resistência e durabilidade sejam ainda maiores.

Essas características fazem com que esse tipo de laca funcione muito bem em ambientes com maior movimentação e um grande número de pessoas, como um escritório, por exemplo.

Como aplicar laca

A aplicação da laca em móveis nada mais é do que um processo de pintura, por isso, é muito importante seguir as etapas que a envolvem, como:

  1. Lixar a peça
  2. Fechar os poros com massa plástica ou acrílica
  3. Lixar mais uma vez
  4. Aplicar um fundo ou primer
  5. Lixar
  6. Pintar (usando quantas demãos forem necessárias)
  7. Polir (no caso do acabamento de alto brilho)

Laca: mais beleza e requinte para seus móveis

Se você quer atrair mais clientes para sua marcenaria, vale a pena investir em peças com acabamento em laca. Sua versatilidade, beleza e resistência, certamente, serão motivo de novos negócios.

Quer conhecer outros tipos de acabamentos para móveis planejados?

Deixe seu comentário