Como transformar sobras de MDF em lucro

Como transformar sobras de MDF em lucro: 10 ideias para a sua marcenaria

Itens que geralmente vão para o lixo podem se transformar em mais dinheiro para o seu negócio

Se interessar por saber como transformar sobras de MDF em lucro é uma ótima iniciativa para qualquer marceneiro que quer não só lucrar, mas também inovar. 

Lembre-se de que estamos falando da matéria-prima mais popular e versátil da marcenaria moderna. Porém, em toda produção de móveis invariavelmente surgem sobras dela.

Para muitos profissionais, elas representam apenas lixo, custos de descarte e desperdício de material. Mas para o marceneiro visionário e inteligente, esses “retalhos” são, na verdade, uma mina de ouro esperando para ser explorada.

Antes de falarmos especificamente sobre como transformar sobras de MDF em lucro, é válido frisarmos que o desperdício em uma marcenaria não é apenas uma questão ambiental, mas também um problema financeiro. 

Afinal, cada pedaço descartado representa dinheiro jogado fora, dinheiro esse que já foi investido na compra da chapa. E a boa notícia é que a solução para esse cenário é simples: basta transformar o passivo (custo de descarte) em ativo (produto vendável).

A chave dessa transformação está na criatividade e no planejamento! 

Ao invés de criar produtos grandes, que exigem chapas inteiras, seu foco deve estar em peças pequenas, decorativas ou utilitárias, que podem ser feitas inteiramente com os recortes que sobram da produção principal. Essa prática não só evita o desperdício, como também abre novas linhas de receita para o seu negócio.

Mas quais os melhores itens para criar, ao aderir a essa ideia?

Confira abaixo algumas sugestões. 

Existem muitos produtos que são fáceis de produzir com as sobras de MDF, com a vantagem de terem boa aceitação no mercado e exigirem apenas pequenos retalhos para serem confeccionados, bem como o uso de itens que já são habituais em sua marcenaria, como colas e parafusos.

As prateleiras e nichos decorativos, especificamente, estão sempre em alta, especialmente se apresentarem um design mais ousado. Modelos em formatos de hexágonos, triângulos ou escalonados, por exemplo, costumam fazer muito sucesso.

Pequenas tiras de MDF de espessuras variadas podem ser cortadas em ângulos precisos e montadas em formatos geométricos para produzir estas peças, sendo que a combinação de cores de diferentes sobras cria um efeito ainda mais exclusivo.

A demanda por organizadores de mesa e escritório, já existente há muitos e muitos anos, aumentou consideravelmente quando o home office passou a ganhar mais força. E isso representa uma ótima chance para que você venda produtos para quem precisa manter canetas, papéis, carregadores e muitos outros itens devidamente organizados. 

Neste cenário, blocos de sobras podem ser cortados e colados para formar caixas com divisórias, porta-lápis ou bandejas para pequenos objetos, lembrando que uso de sobras de MDF laminado valoriza muito o produto final.

Muitos pais buscam por brinquedos seguros, duráveis e educativos para os seus filhos e, aprendendo como transformar sobras de MDF em lucro você aprende, também, a atender esse público, criando peças como:

  • Quebra-cabeças 3D;
  • Jogos de encaixe;
  • Móveis em miniatura para casas de boneca;
  • Letras e números decorativos e muito mais!

Inclusive, o MDF de 6mm, que costuma sobrar bastante em algumas marcenarias, é perfeito para isso. Mas, atenção: lembre-se que o cliente final, neste caso, é uma criança. Então, lixe muito bem as bordas e use tinta atóxica na produção.

Estas peças funcionais e que ajudam na organização geral da casa podem ser criadas a partir de sobras maiores, que servem perfeitamente como base.

A ideia, aqui, é usar recortes menores para criar ganchos para chaves, um pequeno bolso para correspondências ou um porta-giz/caneta. É possível, inclusive, criar uma única peça com diversas finalidades para facilitar a rotina de quem for comprá-la: deixe sua criatividade fluir.

Celulares e tablets são, atualmente, itens indispensáveis para o consumo de mídias diversas e a realização de videochamadas. E em sua marcenaria você já deve ter utilizado um destes aparelhos ao menos uma vez para fazer reuniões com clientes e fornecedores, e deve ter percebido quão importante é contar com um bom suporte nesses momentos.

Então, aproveite essa inspiração para criar seu próprio suporte para vender!

Para isso, utilize dois ou três pequenos pedaços de MDF em cortes precisos para criar uma peça ergonômica. E se esta sobra for um MDF cru, o acabamento com pintura ou adesivo fará uma imensa diferença no valor percebido.

Estas peças, especificamente, são ótimas para transformar vasos, potes ou até mesmo móveis mais simples em peças de design.

Aqui, peças maiores e mais grossas podem ser cortadas em formatos circulares ou cônicos para servir como pés elegantes para cachepôs ou pequenos bancos, deixando jardins e áreas externas diversas, ou mesmo internas, muito mais interessantes.

A vantagem destas duas peças reside no fato de que elas apresentam baixo custo de produção e alta demanda para presentes ou para uso doméstico, podendo ser feitas com sobras do MDF de 3mm ou 6mm.

Use a CNC ou serra para cortar formatos criativos, como círculos, nuvens, e personalize com gravação a laser ou pintura: será um sucesso!

Lucrar com peças para pequenos empreendedores e artesãos que precisam expor seus produtos também é uma ótima ideia, com as sobras mais finas podendo ser utilizadas na criação de displays escalonados para balcão, e também para caixas com tampa para embalar os itens vendidos.

Desta forma, você lucra com suas sobras de MDF, ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas a também ganharem mais dinheiro.

Já as sobras longas e estreitas servem perfeitamente para serem transformadas em cabaceiras, ou em estrados.

São itens que exigem pouca matéria-prima, possuem pouco valor agregado e, ainda, apresentam um design rústico e moderno.

Por fim, indicamos também a produção de placas e logotipos como um serviço de personalização para pequenos comércios, sendo possível utilizar sobras de MDF de diversas cores.

É uma forma inteligente de vender um serviço de nicho, com um material que seria descartado.

Independentemente de quais peças decidir criar, lembre-se de divulgar suas criações, de modo a atrair cada vez mais clientes para elas.

Além disso, tenha em mente que a sustentabilidade não é mais um diferencial, mas sim uma exigência de boa parte dos consumidores. Ao praticar o aproveitamento total e focar em como transformar sobras de MDF em lucro, portanto, você agrega um valor imensurável à sua marca.

Não perca mais tempo e dinheiro descartando materiais valiosos: comece a planejar sua nova linha de produtos e descubra o quão lucrativa pode ser essa iniciativa. A sua marcenaria só tem a ganhar!

Dicas de marketing digital para marceneiros: como divulgar seus projetos