Oferecer formas de pagar diferenciadas cria uma boa experiência de compra, o que atrai muitos consumidores. Saiba mais!
Você já ouviu falar em experiência de compra? Ela se trata de toda a jornada pela qual um consumidor passa quando consome algum produto ou serviço, seja ele qual for.
Atualmente, as pessoas valorizam tanto aquilo que querem adquirir quanto o processo que vão experimentar.
Uma pesquisa da consultoria norte-americana Watermark destacou o fato de que 86% dos compradores está disposto a pagar valores mais altos por um produto, se a experiência de compra for satisfatória.
E isso envolve cada etapa do processo, desde o primeiro contato até o pós-venda.
E existe uma etapa extremamente importante desse processo que pode fazer toda a diferença: o pagamento.
Dependendo dos métodos de pagamento que uma empresa oferece, ela pode afastar ou aproximar clientes.
Em uma marcenaria não é diferente.
Inclusive, os meios de pagamento podem ser um fator ainda mais determinante, graças aos tickets médios mais altos, principalmente em projetos que contam com mais de uma peça ou envolvem ambientes completos.
Como, então, decidir quais os melhores – e mais seguros – métodos de pagamento para usar no seu negócio, garantindo sempre a satisfação dos seus clientes.
Opções de pagamento ideais para uma marcenaria
Listamos alguns dos métodos mais comuns e que podem chamar muito a atenção dos compradores na hora de escolherem a sua marcenaria para os projetos de móveis:
• Cartão de crédito
Método de pagamento preferido dos consumidores, o cartão de crédito chama a atenção principalmente por permitir parcelamentos sem juros.
Hoje, há tantas maquininhas disponíveis no mercado, que é possível escolher qual se encaixa melhor para as necessidades da sua marcenaria, considerando sempre as taxas, mensalidades – caso haja – e prazos de recebimento.
Independentemente da escolha, uma coisa é certa: é essencial oferecer essa forma de pagamento para seus clientes.
• Financiamento
Assim como financiamentos imobiliários, diversos bancos também oferecem financiamentos para compra dos mobiliários da casa, e você, marceneiro, pode disponibilizar mais este método de pagamento na sua marcenaria.
É só procurar os bancos que fazem esse tipo de crédito e fazer uma parceria.
Além de atrair clientes, isso possibilita que eles façam projetos maiores e com mais peças com você. Ou seja, todo mundo sai ganhando!
• Consórcio
Assim como os financiamentos bancários, os consórcios também são comuns na compra de casas e carros, mas podem ser mais uma opção para móveis planejados também.
O processo é exatamente o mesmo de um consórcio comum, em que é preciso dar um lance para ter acesso ao valor ou ao bem, mas vale muito a pena.
A maioria das pessoas nem sabe que é possível escolher este método de pagamento, por isso, vale a pena conhecê-lo e informar seus clientes.
• Aplicativos
Cada vez mais a tecnologia tem permitido novas maneiras de fazer transações financeiras.
O que antes era feito apenas com dinheiro vivo, passou a contar com as maquininhas de cartão de crédito e, hoje, pode usar até o seu smartphone.
Baixando um aplicativo, você transforma o seu celular na própria máquina de cartão de crédito ou débito, o que facilita muito o pagamento e ainda traz mais economia, graças às taxas mais competitivas.
Essa acaba se tornando uma maneira mais segura de pagar também, já que não exige o contato do cliente com a máquina.
• Links de pagamento
No mundo da tecnologia e dos pagamentos digitais, outra ótima solução são os links de pagamento.
Eles não são um método em si, mas um meio de pagamento que permite ao cliente escolher como deseja pagar por seus móveis – as formas disponibilizadas são escolhidas por você, marceneiro, e podem variar entre cartão de crédito, boleto bancário e até carteira digital – e ainda possibilita as cobranças a distância.
O processo é muito simples: você envia o link por qualquer mensagem de texto – WhatsApp, e-mail, SMS, entre outros – e, ao clicar nele, o comprador é encaminhado diretamente para uma página de pagamento, onde completa a transação.
• Cheques
Um método um tanto quanto antigo, mas extremamente eficaz para marcenarias são os cheques.
Eles podem estar sendo cada vez menos utilizados nas transações comerciais, no entanto ainda apresentam diversos benefícios.
Com eles, é possível oferecer parcelamentos sem juros ou com juros inferiores.
Também fica mais fácil controlar como você prefere receber, entrando em um acordo de pagamento que seja bom para você e para o cliente.
Melhore a experiência de compra na sua marcenaria
Lembre-se de que, além de móveis de qualidade, os clientes estão buscando uma boa experiência de compra.
Por isso, considere sempre oferecer um processo satisfatório, flexível e diversificado.
Conheça mais sobre esses métodos de pagamento e ofereça aqueles que beneficiarão não apenas os seus clientes e, é claro, a sua marcenaria.
Quer as melhores dicas e informações para melhorar as vendas na sua marcenaria? Conheça o blog da JK Madeiras!