Entenda por que a organização dos equipamentos e processos faz toda a diferença para sua produtividade
Quando se fala na produção de móveis, sejam eles planejados ou feitos através de linhas de produção, são envolvidos diversos processos e maquinários diferentes. Afinal, até sua conclusão, uma peça experimenta muitas etapas.
Com isso em mente, uma questão essencial para qualquer marcenaria é o layout. Considerá-lo e organizá-lo pode ser exatamente o que está faltando para aumentar a produtividade do seu negócio.
O que é o layout de uma marcenaria?
O layout nada mais é do que a forma como sua marcenaria é organizada na prática. Ou seja, onde são colocadas as estações para cada estágio de produção.
Isso faz uma grande diferença porque impacta diretamente o fluxo de trabalho diário. Assim, não basta ter um ambiente aparentemente organizado – tudo precisa estar de acordo com o fluxo produtivo.
Por exemplo, ter duas estações que tratam de processos sequenciais longe uma da outra pode impactar negativamente a produção.
Além disso, as ferramentas e materiais também precisam estar dispostos de forma a serem facilmente encontrados e acessados sempre que necessário. Isso tudo, além de aumentar a produtividade e agilizar os processos, também tem a ver diretamente com a qualidade do trabalho e com o resultado final.
Ou seja, vale investir tempo pensando no layout ideal para sua marcenaria, sempre considerando cada processo e as necessidades que os envolvem.
Tipos de layouts mais comuns
Cada marcenaria tem sua ordem de produção, no entanto é possível considerar alguns modelos de layout padrão para seguir:
• Layout em U
Provavelmente, a disposição mais comum, organiza as estações em três lados, formando um desenho semelhante ao da letra “U”. Apesar de ocupar mais espaço, ajuda a criar um fluxo contínuo, com acesso fácil a todas as estações. No entanto, exige atenção para que não haja congestionamentos ou mau aproveitamento do espaço central.
• Layout em X
Diferente da primeira opção, o layout em X ocupa menos espaço, se tornando uma ótima opção para marcenarias de médio porte. Seu formato é ideal para trazer mais eficiência à produção e à circulação. Os pontos de atenção envolvem o cruzamento das áreas de trabalho e o fluxo de movimentação.
• Layout em L
A organização em formato “L” coloca as estações de lados perpendiculares e cria um canto completamente otimizado. A melhor opção para ambientes pequenos, já que aproveita bem cada espaço e maximiza sua utilização. Esse tipo de layout, no entanto, pode não ser o mais indicado para fluxos mais complexos e com mais etapas de produção, principalmente por limitar a movimentação.
Mais organização, planejamento e produtividade
Um layout eficiente é essencial para garantir mais produtividade e resultados de qualidade na produção de móveis em uma marcenaria. Conhecer bem os seus processos e, então, escolher a disposição que faça mais sentido de acordo com eles é uma forma de organizar a rotina de trabalho e torná-la ainda mais inteligente.
Quer otimizar a produção da sua marcenaria?