Há diversos tipos de MDF, cada um com um propósito diferente. Entender as necessidades do seu cliente é essencial para fazer a escolha certa
O projeto de um móvel, até que chegue em sua versão final, passa por algumas etapas importantes. Cada cliente chega à sua marcenaria com necessidades e vontades diferentes e cabe a você, marceneiro, criar a solução certa com os materiais certos e deixar tudo isso bem detalhado no projeto.
Inclusive, essas conversas iniciais também são o momento de explicar para o cliente que existem diferentes tipos de MDF e que cada um deles tem um fim específico. Alguns são ideais para ambientes mais úmidos, outros são laminados, já outros tem resistência ao fogo ou, até mesmo, nuclear.
Conhecer cada um desses modelos é essencial para que você possa explicar tudo que for necessário a um possível comprador e criar as peças certas para sua necessidade e para o ambiente escolhido.
Por isso, separamos aqui algumas informações sobre os tipos de MDF mais comuns e em quais casos escolhê-los.
Quais tipos de MDF podem ser usados em um projeto de mobiliário
Os usos de MDF variam de acordo com as propriedades de cada um deles, ou seja, diferenças na fabricação e no tratamento da madeira em sua produção. São algumas opções diferentes que podem fazer toda a diferença para um projeto realmente eficiente e para a satisfação dos clientes.
O importante é entender que independentemente do tipo de MDF escolhido para um projeto, ele continua sendo muito vantajoso, graças ao fácil manuseio, à versatilidade e ao respeito ao meio ambiente, sendo um material de reflorestamento.
Vamos conhecer, então, os tipos de MDF mais comuns:
MDF cru
O modelo mais comum, quando o MDF está puro, sem nenhuma cobertura. Essa é uma opção ideal para artesanato ou para móveis que serão pintados, utilizando lacca, pintura UV, entre outros. As placas desse material podem ser encontradas em diversas espessuras diferentes, cada uma se aplicando a uma necessidade diferente – desde as mais finas, para áreas que não precisam de robustez, quanto as mais grossas, que aumentam a durabilidade e criam peças mais robustas.
MDF revestido
Revestido por uma resina melamínica ou BP – um papel prensado sobre o MDF cru –, esse modelo é indicado para móveis de qualquer tipo e garante mais qualidade e beleza a qualquer peça. Ele é tão versátil que também acaba sendo utilizado em paredes, pisos e divisórias.
O papel de cobertura pode ser diversos desenhos diferentes e as prensas, estampas diferentes. Ou seja, torna possível uma enorme variedade de padrões e acabamentos.
MDF resistente à umidade
Todo mundo sabe que água e madeira não costumam ser uma boa combinação. A umidade acaba fazendo com que as peças estufem e, até mesmo, apodreçam. O que fazer, então, em ambientes como a cozinha, a lavanderia e o banheiro, por exemplo, em que o contato dos móveis com a umidade é quase certo.
É exatamente para situações como essas que existe um MDF resistente à umidade. Ele é produzido com uma resina diferenciada que o torna mais resistente e menos vulnerável aos danos do contato com líquidos. É claro que ainda não é indicado para ambientes externos que recebam sol e chuva diretamente, já que não é à prova d’água.
É possível encontrá-lo cru, branco e em alguns padrões revestidos.
Compensados
Esse não é exatamente um tipo de MDF, já que é produzido de maneira diferente. As placas de compensados se tratam de chapas produzidas a partir de lâminas de madeira prensadas. Seu acabamento pode ser com pintura, verniz ou laminados decorativos – mais conhecidos como fórmica.
Um material também muito versátil que pode ser ideal para peças que vão do clássico ao moderno.
Um material, diversas utilidades
O MDF chama a atenção por sua variedade de usos e pelas belas peças que ajuda a formar, atendendo aos desejos dos clientes e facilitando a vida do marceneiro.
Conhecer os tipos de MDF e seus usos é essencial para saber qual a melhor escolha para cada projeto. Assim, você também consegue explicar para seus clientes por que escolheu aquele modelo específico, o que valorizará ainda mais o seu trabalho.
Na JK Madeiras, você encontra a maior diversidade de placas de MDF à pronta-entrega.