Automatizar é preciso: benefícios de usar tecnologia na sua marcenaria

automatizar-e-preciso-beneficios-de-usar-tecnologia-na-sua-marcenaria-2

A inovação chegou a todos os lugares, inclusive nas marcenarias. Mas será que vale a pena mudar seus processos de produção?

Você já parou para pensar quantas coisas fez hoje que dependeram de tecnologia?

Talvez você tenha acordado pela manhã com o despertador do seu celular.

Ao levantar, escovou os dentes com sua escova elétrica e pediu que sua assistente virtual falasse as últimas notícias.

Ao sair de casa, se lembrou de que precisava passar na loja de um novo fornecedor, em uma região da cidade que não conhece, então acessou seu aplicativo de mapas e encontrou a melhor rota para chegar até lá.

Podemos seguir com essa narrativa por um bom tempo, só falando sobre todos os dispositivos e facilidades que os eletrônicos e o mundo digital nos trouxeram.

A inovação chegou a todos os lugares e, diferente do que se pensava há alguns anos, de que as máquinas poderiam substituir as pessoas, temos percebido o quanto, na verdade, elas podem ser grandes aliadas, facilitando não só a nossa rotina, mas também o nosso trabalho.

Inovação na marcenaria

A marcenaria é uma atividade milenar.

Antes conhecido como carpintaria, o trabalho de transformar madeira em objetos permanece nos dias atuais com diversas novas possibilidades.

O que era feito com toras de madeira maciça, hoje pode ser construído com mais facilidade e versatilidade com placas de MDF ou madeira compensada.

Mas a evolução na marcenaria não parou aí. A tecnologia, cada vez mais, tem transformado essa atividade e ajudado a otimizar processos de produção.

E aí, será que vale a pena modernizar sua marcenaria? Conheça os benefícios que a automatização pode trazer ao seu negócio.

1. Projetos otimizados

A primeira facilidade está logo no começo do processo da produção de um móvel de madeira: o projeto.

O cliente procura um marceneiro com as informações sobre o que gostaria, o profissional tira as medidas do local onde o móvel será instalado e segue para uma proposta de como será o resultado final e quanto vai custar.

Isso pode ser feito à mão ou, até mesmo, utilizando algumas ferramentas digitais.

Hoje, é possível montar todo o projeto em um software online, adicionando as peças e seu tamanho para ter uma visualização em 3D de tudo montado.

Além disso, essas ferramentas também permitem precificar de maneira mais acertada, já que consideram o valor de todos os materiais utilizados na produção daquele móvel em específico e ainda contabilizam a margem de lucro escolhida pelo próprio marceneiro.

No final, o projeto inicial e o orçamento ficam muito mais claros para o cliente, o que reduz – e muito – o risco de insatisfação.

O Cortecloud é um desses softwares e oferece diversas facilidades. Quer saber mais? Clique aqui.

2. Agilidade nos processos

Além de facilitar as fases iniciais relacionadas ao projeto da peça, a automatização agiliza todos os processos que envolvem a produção de um móvel, já que permite que o que antes era feito de maneira manual e exigia atenção extrema e mais tempo dedicado, pode ser automático, exigindo apenas, em alguns casos, a programação do maquinário ou da ferramenta utilizada.

Isso ajuda a garantir prazos ainda mais interessantes e competitivos, além de permitir que sua marcenaria trabalhe em mais projetos ao mesmo tempo.

Ou seja, impacta diretamente o faturamento.

3. Redução dos erros

Costuma-se dizer que “errar é humano”.

Essa não pode ser uma desculpa, principalmente quando se trata de explicar o tal erro para algum cliente.

Mas é preciso considerar que todos nós somos passíveis de erros, confusões, esquecimentos.

E em algo como a produção de um móvel, qualquer detalhe que acabe ficando para trás pode comprometer seriamente o resultado final, a satisfação do cliente e a possibilidade de fidelização.

Com a automatização de processos, esses pequenos deslizes ficam para trás e as chances de alguma falha que comprometa toda a produção diminuem consideravelmente.

Isso não quer dizer que a tecnologia substitui o homem, mas melhora seu trabalho, funcionando como uma aliada importante.

Com menos erros, o tempo de produção também diminui.

4. Satisfação dos clientes

Esse é um benefício que, na verdade, acaba sendo uma consequência de todos os outros.

Com menos tempo de produção, menos erros, apresentação de projetos em 3D e valores acertados, qualquer cliente fica muito mais satisfeito e acaba voltando para outros projetos, além de indicar o serviço para amigos e conhecidos.

Mais uma vez, isso impacta as vendas, o faturamento e o crescimento do seu negócio.

5. Gestão facilitada

Não adianta vender mais e não administrar bem o que entra e o que sai, até mesmo para saber quando é hora de investir em reformas, novos maquinários e melhorias tecnológicas.

A gestão da sua marcenaria também fica ainda melhor com softwares de automação.

Eles substituem as milhares de planilhas e te ajudam a ter uma visão muito mais ampla do seu negócio.

Isso ajuda a ter uma ideia mais clara de todos os gastos que envolvem sua marcenaria, a se preparar para surpresas e a tomar decisões.

Automatizar é preciso

A tecnologia é uma grande aliada para marcenarias de qualquer porte.

Ela permite o aperfeiçoamento dos processos para criar peças ainda melhores.

Com toda a inovação que o mundo tem experimentado, essa deixou de ser uma opção de modernização e passou a ser quase uma obrigatoriedade para o sucesso de um negócio.

Pense nos processos da sua marcenaria e considere o que pode ser melhorado.

Talvez, uma gestão automatizada te ajude a se planejar para investir em outras ferramentas.

Na JK Madeiras, você conta com diversas facilidades e inovações para a sua marcenaria.

A inovação chegou a todos os lugares, inclusive nas marcenarias. Aprenda aplicar a tecnologia isso no seu negócio e aumentar sua produção e faturamento.

Quer facilitar o seu trabalho e ver o impacto no seu faturamento? Deixa a gente te ajudar! Conheça a JK Madeiras.

Deixe seu comentário