Área Externa: quais materiais escolher para projetos

móveis-area-externa-dicas-marcenaria
Na hora de projetar móveis que ficarão ao ar livre, é muito importante escolher os materiais certos

No mundo dos móveis planejados, boa parte dos consumidores procura opções para áreas externas: entornos de piscina, jardins, varandas, entre muitas outras. A ideia é criar ambientes cheios de conforto e beleza, mas há um detalhe importante: as peças precisam ser resistentes aos efeitos do tempo – chuvas, sol, ventos, umidade.

Ainda que móveis para a área externa não possam ficar completamente expostos, precisando de algum tipo de cobertura – seja ela permanente ou não –, exigem um cuidado especial nos materiais que os compõem e, até mesmo, nos acabamentos escolhidos. Principalmente, porque precisam apresentar uma durabilidade muito maior do que peças que ficam em áreas internas.

3 materiais que não podem faltar em peças para áreas externas

Para te ajudar a estar preparado para esse tipo de projeto, que certamente já apareceu ou logo vai aparecer na sua marcenaria, selecionamos três tipos de materiais que podem fazer toda a diferença na hora de compor esse tipo de móvel.

  1. Madeira

Quando se fala em área externa, a madeira é um componente quase que obrigatório. Afinal, ela dá aquele toque de requinte e, até mesmo, rusticidade bem próprio a esse tipo de ambiente. Combinada com outros materiais, forma os cenários mais pedidos pelos consumidores.

Mas é claro que para usar madeira em um ambiente externo, mesmo que coberto, é preciso escolher um material específico ou fazer a aplicação de alguns produtos que a preparem para ter mais durabilidade. Algumas seladoras e vernizes podem fazer bem esse trabalho, já que criam uma camada de proteção. Mas vale a pena conversar com seu fornecedor e entender quais as possibilidades nesses casos.

  • Alumínio

Além da madeira, o alumínio também faz muito sucesso nos ambientes externos. Isso porque além do visual que cria, ele também ganha pontos no fator durabilidade e resistência, principalmente quando exposto a condições do tempo, como sol e chuva. Diferente de muitos outros materiais, ele não perde a cor e não sofre deteriorações, mantendo seu aspecto e beleza por muito mais tempo.

A boa notícia é que o alumínio também pode ser combinado com outros materiais ou compor uma peça na totalidade, fazendo parte, inclusive, dos acessórios e ferragens. Isso ajuda a fazer com que a durabilidade fique ainda maior e a qualidade se mantenha ao longo do tempo de uso.

  • Tecidos

Por fim, os tecidos também são muito importantes na hora de pensar em projetos para espaços externos. No entanto, eles precisam ser impermeáveis para que não se desgastem e acabem estragando toda a peça. Eles servem muito bem para os móveis em si e para os acessórios que dão aquele toque de decoração, como almofadas e mantas, por exemplo.

O couro náutico é uma opção muito utilizada por seu aspecto e por contar com estabilizadores UV. No entanto, também é possível contar com a mesma resistência em acrílicos e vinis, por exemplo. Tudo isso mantendo cores vivas e cenários cheios de modernidade e requinte.

Conte com móveis para áreas externas em seus projetos

Peças para ambientes externos são muito buscadas pelos consumidores, principalmente quando pensam em móveis planejados. Por isso, saiba mais sobre o assunto e garanta que sua marcenaria está pronta para oferecer toda a qualidade necessária também para essas áreas. Isso pode aumentar ainda mais a procura pelos seus serviços e a fidelização de clientes.

Quer contar com um fornecedor especializado, os melhores materiais e consultorias específicas nas suas compras?

Deixe seu comentário