A versatilidade da fórmica

formica-revestimento
Revestimentos diferenciados que dão um toque de cor, modernidade e sofisticação para qualquer peça, em qualquer ambiente

Quando se trata de produção de móveis, há uma infinidade de possibilidades criadas pelos mais diversos materiais. São eles que permitem desenvolver estilos variados e chegar a projetos que tenham a ver exatamente com o que o cliente deseja – tanto em seu uso, quanto em sua aparência.

É por isso que cabe ao marceneiro conhecer bem todos os tipos de materiais e as maiores tendências em decoração e mobiliário, para poder oferecer opções que agradem o comprador e sejam úteis no seu dia a dia.

Já falamos sobre os tipos de MDF que se pode encontrar e quais seus usos na produção de móveis, mas também é muito importante falar sobre os revestimentos e acabamentos, aqueles que vão dar a “cara” para o seu móvel, que vão aparecer mais nas peças e criar o visual desejado. Entre as tantas opções, a fórmica é uma das mais famosas e chama a atenção por sua versatilidade, permitindo seu uso além dos móveis.

O que é fórmica?

Na verdade, Formica é uma marca que desenvolveu um tipo de acabamento laminado e se consagrou no mercado. O sucesso foi tão grande, que atualmente costuma-se chamar tipos de laminação semelhantes ao da empresa, também de fórmica.

O revestimento original é de alta resistência e pode ser utilizado muito além de peças de mobiliário, se tornando um item de decoração e invadindo superfícies das mais diversas, paredes, pisos, divisórias, fachadas, entre outros.

Se trata de um revestimento produzido por um laminado decorativo de alta pressão aplicado sobre placas de compensado. A resina melamínica – utilizada para manter a tonalidade do papel colorido – usada em conjunto com o substrato fenólico – criado como placa isolante – chega ao que conhecemos por fórmica e possibilita as mais diversas composições. O material pode ter uma ou duas faces decorativas, dependendo da sua aplicação e do projeto.

Como usar os revestimentos Formica?

As opções são diversas e se encaixam nos mais variados tipos de projetos de decoração. Algumas criam revestimentos incríveis e cheios de personalidade. Conhecendo os tipos de laminação, fica mais fácil saber como encaixá-los.

Coloridos

Um toque de cor pode fazer toda a diferença em uma peça de móvel ou em um ambiente completo. Os revestimentos da Formica fazem muito bem esse trabalho, possibilitando coberturas com cores muito vivas, que ficam bem em qualquer projeto.

Hoje em dia, até mesmo as cozinhas estão recebendo mais cores, seja no mobiliário ou, até mesmo, nas bancadas e paredes.

Geométricos

Traços geométricos são sinônimo de autenticidade. E isso a Formica tem de sobra. Sabe aquela parede de destaque na sala ou uma divisória cheia de estilo separando dois ambientes? É exatamente aí que laminações assim podem entrar.

Elas também ficam ótimas em peças decorativas e móveis para áreas externas. Tudo com muita durabilidade e modernidade. Um toque diferenciado para qualquer projeto.

Sofisticados

Há quem também procure por opções cheias de requinte na hora de criar os projetos de mobiliário. Para este fim, a Formica conta com diversos padrões diferentes, que têm sofisticação dos tons mais claros aos mais escuros, possibilitando uma infinidade de opções.

Além das cores, também é possível encontrar desenhos que ficam ótimos em ambientes clássicos.

Naturais

A Formica também conta com revestimentos que imitam os desenhos da madeira – uma tendência no mundo dos móveis atualmente. São diversos padrões diferentes para criar a cobertura perfeita para qualquer ambiente.

Essa opção também é ótima para revestir pisos e paredes.

Quer mais versatilidade para os projetos da sua marcenaria?

Os melhores projetos contam com os melhores materiais. Vale a pena conhecer mais sobre os revestimentos da Formica e considerá-los para suas próximas peças. Além de muita versatilidade, eles agregam mais beleza a qualquer móvel e ambiente.

Quer encontrar essas e outras opções de revestimento para os projetos da sua marcenaria? Conte com a JK Madeiras!

Deixe seu comentário