Como atrair mais clientes na sua marcenaria

atrair clientes

Apenas um bom produto não é o suficiente, e sim um conjunto de boas práticas

Para atrair clientes, existem as estratégias tradicionais, tais como: cartões de visita, indicações, parcerias, etc. Todas elas levam o seu negócio para as pessoas de alguma forma. Agora, como fazer o contrário? Ou seja, levar as pessoas ao seu negócio? É aí que entra o todo o trabalho do Marketing, que é capaz de fazer sua marcenaria ser mais “encontrável” na internet, e existem várias formas de fazer isso com o marketing, veja logo a seguir algumas estratégias que contribuem para esse objetivo.

Confira algumas estratégias que você pode utilizar, sendo elas executadas por uma agência ou internamente:

Tenha sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, com endereço, contatos, fotos e informações relevantes que chamarão a atenção de quem procura pelos serviços que você oferece.

Redes Sociais: os produtos criados na marcenaria são altamente visuais, logo as pessoas precisam vê-los, admirá-los e sentirem interesse. Nas redes sociais, você pode publicar diferentes tipos de postagens que não apenas divulgarão seu produto, mas que poderão gerar conversas e engajamento. Você pode criar conteúdos institucionais, informativos, comemorativos, entre outros. Com a estratégia certa, as pessoas lembrarão da sua empresa quando precisarem daquilo que você oferece e ainda poderão ser atendidas dentro da plataforma.

Tenha um bom descritivo da sua marcenaria, fotos de projetos, depoimentos de clientes, dicas, entre vários outros conteúdos que podem ser explorados. Quanto maior sua presença online, mais fácil sua marcenaria será encontrada quando as pessoas pesquisarem.

O SEO é o trabalho de otimização e ajustes do site para que os buscadores posicionem o conteúdo de maneira privilegiada. Você pode contar com a ajuda de uma agência especializada para investir nesse tipo de estratégia.

Caso você já tenha uma lista de contatos que contenha o e-mail dos seus clientes e/ou possíveis clientes, poderá, através do envio de newsletters, comunicar promoções, novos lançamentos, condições especiais, etc.

Oferecendo eventos, cursos e workshops gratuitos, você ensina as pessoas a fazerem alguma coisa, como projetos caseiros, e a sua marca será propagada e divulgada de maneira orgânica. Todos saberão que a sua marcenaria existe, conhecerão a estrutura e você terá muitos potenciais clientes ao longo do tempo. Através de páginas de cadastro para acesso a esses conteúdos, você pode obter o e-mail e os contatos das pessoas interessadas, para que seja trabalhada a comunicação com elas posteriormente.

Mais do que apenas ter boas estratégias para atrair clientes, é importante atentar-se ao que pode atrapalhar esse objetivo.

Isso pode gerar desconfiança e frustração entre os clientes. Muitas vezes, os consumidores não se importam em pagar um pouco a mais por um produto de qualidade superior, mas precisam saber de antemão quanto isso vai custar. Ou seja, não é porque um produto parece mais “caro” que os consumidores não irão pagar. Eles precisam de clareza nas informações dos produtos e valores, pois a sua falta pode fazer com eles sintam que estão sendo enganados, o que pode levar à perda de vendas e desistência no meio de projetos.

Todos apreciam um bom atendimento e merecem esse tipo de zelo por parte da marcenaria. A frieza, demora ou superficialidade no atendimento e esclarecimento de dúvidas, reduzirão drasticamente as chances de você fechar negócio com esses possíveis consumidores. 

Por mais que seus produtos sejam bonitos, personalizados e com bons acabamentos, se você não mostrar isso aos seus potenciais clientes, dificilmente confiarão totalmente no que você diz. Por isso, desenvolver um bom portfólio é fundamental. Além disso, evite fotos com baixa qualidade ou ângulos ruins, pois desperdiçam o potencial do seu produto.

A ausência de processos claros pode causar atrasos, erros e frustrações que refletirão na comunicação com os clientes, fazendo você perder indicações e a chance de fidelizá-los.

Atrair mais clientes para sua marcenaria exige uma combinação de estratégias tradicionais e digitais bem estruturadas, focadas tanto na visibilidade quanto na confiança. Ao mesmo tempo, oferecer um atendimento de qualidade e ser transparente são pontos essenciais para garantir que as pessoas se sintam confiantes em escolher sua marcenaria. Com essas práticas, você estará preparado para conquistar um público ainda maior e consolidar sua marca no mercado.

Como precificar os produtos na sua marcenaria? 

Deixe seu comentário