Descubra maneiras diferentes de usar as placas de MDF nos projetos da sua marcenaria
O painel de fibra de média densidade, mais conhecido como MDF, é um tipo de madeira usado como alternativa ao compensado e à madeira maciça. Ele tem se tornado uma opção cada vez mais usada para os mais diversos propósitos na indústria moveleira, principalmente por seu custo-benefício, durabilidade e pelo fato de permitir acabamentos dos mais diversos.
As vantagens e usos do MDF são inúmeros. Ele pode ser usado tanto em projetos para ambientes internos ou externos, comerciais ou residenciais, móveis, prateleiras, armários, portas, lambris, caixas de alto-falantes, entre muitos – e muitos! – outros.
MDF criativo
O que muita gente não sabe é que, além dos usos mais comuns, o MDF também pode ser utilizado para projetos criativos e inovadores, customizando e criando estilos únicos.
Separamos algumas ideias para te inspirar:
1. Decoração de paredes
O MDF pode ser utilizado facilmente para criar coberturas mais bonitas e modernas para paredes. Algumas dicas para esse fim são:
- Usar formatos diferentes para criar prateleiras decorativas;
- Criar espaços de armazenamento para organizar diversos tipos de objetos diferentes;
- Usar tiras de MDF para criar uma textura diferenciada e agradável;
- Desenhar uma parede 3D cortando as peças em tamanhos diferentes e arrumando-as no design desejado.
2. Molduras
Diferentes tipos de molduras podem acrescentar um toque pessoal a qualquer espaço. Como o MDF tem uma superfície lisa, pode ser pintado facilmente ou receber revestimentos diversos para se adequar ao propósito do projeto.
- Criar molduras para fotos com detalhes diferenciados e que combinam com o ambiente;
- Fazer molduras de formatos diferenciados para diversos fins, com bordas arredondadas, colagens multidimensionais e outras ideias diferentes;
- Dar um ar moderno e requintado para qualquer ambiente com molduras para televisão. Também é possível criar um rack ou peça que se adapte melhor às necessidades do ambiente.
- Embelezar ainda mais lareiras com molduras de diversos revestimentos diferentes.
3. Prateleiras diferentes
Prateleiras não precisam ser simplesmente itens de armazenamento – elas mesmas podem se tornar objetos decorativos e se tornar o centro de atenção de um ambiente.
Você pode:
- Criar nichos com MDF e organizá-los de maneira diferenciada na parede;
- Fazer prateleiras simples com cores diferentes para colocar peças de arte ou fotos, compondo cenários modernos e bonitos;
- Lavanderias também podem ter um toque de beleza com prateleiras úteis e bonitas criadas com MDF. Elas podem, inclusive, ter tamanhos diferentes para armazenar vários tipos de produtos.
4. Armazenamento
O MDF é um ótimo aliado em soluções de armazenamento, e elas podem ser criativas e inovadoras para atender as mais diversas necessidades:
- Usar MDF para acrescentar prateleiras na cozinha e resolver problemas de armazenamento;
- Criar aplicações multifuncionais para espaços pequenos;
- Adicionar prateleiras e gavetas na parte de baixo da cama para guardar lençóis, cobertores e travesseiros, resolvendo problemas de espaço;
- Usar MDF para armazenamento criativo em locais públicos, como escolas. Para atrair as crianças e trazer mais diversão às atividades, basta criar painéis com nichos coloridos onde podem ser guardados livros e outros objetos.
5. Divisórias
Uma divisória de ambientes também pode adicionar mais beleza e modernidade a qualquer espaço. Há diversas maneiras de customizar placas de MDF para este fim:
- Escolher formatos e cortes diferenciados e adicionar dobradiças, permitindo que a divisória possa ser aberta ou fechada, o que otimiza ainda mais o espaço;
- Usar MDF para dividir salas, escritórios ou apartamentos para um ar mais aconchegante;
- Criar divisórias diferentes revestindo o MDF com papéis de parede ou laminações;
- Instalar as divisórias em lugares inesperados, fazendo delas peças de decoração.
Mais opções com um só material
O MDF é perfeito para criar novas ideias e designs. Esses são só alguns exemplos do que é possível fazer além do comum para chamar a atenção do consumidor e criar projetos inovadores.
A questão é que é muito importante ter em mente que essas são ferramentas manuais essenciais para o trabalho na marcenaria.
Quer saber quais as ferramentas essenciais para quem está começando na marcenaria? A gente conta tudo para você!