Cores: o que considerar na hora de escolhê-las para um projeto

jk-madeiras-blog-cores-o-que-considerar-na-hora-de-escolhe-las-para-um-projeto

Há diversos fatores que influenciam na melhor escolha, e conhecê-los é essencial

Qualidade é um fator primordial na produção de um móvel – não importa o ambiente em que será instalado. E parte dessa qualidade vem através do acabamento e das cores escolhidas, afinal isso ficará em destaque e determinará se aquela peça combina com o ambiente ou não.

Por isso, escolher o acabamento e quais cores utilizar é muito importante, principalmente quando há a necessidade de fazer combinações entre o padrão da madeira e outros tons.

6 dicas para combinar cores em seus projetos

Alguns pontos de atenção podem ser de grande ajuda na hora de combinar cores nos projetos da sua marcenaria. Confira essas dicas especiais:

1. Defina o padrão de madeira que será utilizado

Provavelmente, o primeiro passo na hora de combinar cores em um projeto de marcenaria seja definir o padrão de madeira dominante. Isso porque esses padrões são uma combinação de diversos tons diferentes, que chegam àquele resultado. Para garantir escolhas de cores harmoniosas, selecionar esses tons para outros elementos do ambiente ou do próprio móvel pode ser uma ótima ideia.

2. Escolha as cores dominantes

Outra maneira de ter bons resultados na combinação de tons é definindo as cores dominantes. Muitas vezes, o próprio cliente mostrará uma preferência ou fará essa escolha. A partir daí, é só escolher o que combina para se tornar secundário, criando bons projetos.

3. Conte com técnicas de combinação

Engana-se quem pensa que escolher apenas duas cores é o suficiente para um projeto de sucesso. É preciso criar diversas combinações para garantir um bom resultado. Mas, na verdade, isso é mais simples do que parece. Há diversas estratégias de combinação, como o próprio círculo cromático, que são grandes aliadas nesse processo. Basta escolher uma delas e seguir em frente.

4. Conheça bem o seu cliente

Além das questões “técnicas” que envolvem a escolha das cores em um projeto de marcenaria, é preciso conhecer, respeitar e considerar os desejos e a personalidade do cliente. Isso fará muita diferença para garantir a satisfação com o resultado final. Muitas vezes, ele não saberá dizer uma cor específica, mas conhecendo um pouco mais sobre seus gostos e hábitos, fica mais fácil entender o tipo de ambiente que está procurando.

5. Defina qual sensação aquele projeto deve gerar

Uma boa pergunta a se fazer na hora de escolher cores e tons para um projeto é: qual a função/o propósito desse ambiente? Isso determina a sensação que deverá ser causada naquele ambiente e, consequentemente, quais tons podem ajudar a gerar essa sensação.

6. Saiba qual estilo será projetado

Outra maneira de acertar nas cores é entendendo bem sobre o estilo que está sendo projetado. Assim, através de referências, algumas cores podem se encaixar melhor do que outras.

Escolher bem as cores pode ser o segredo para um projeto de sucesso

Criar um projeto de marcenaria envolve pensar nos detalhes – e as cores fazem parte deles. Considere essas dicas especiais e garanta ótimos resultados!

Quer saber como usar o círculo cromático nos seus projetos? A gente te ensina!

Deixe seu comentário