Descubra quais os tipos de acabamentos mais comuns para planejados e quais os usos indicados para cada um deles
Na hora de escolher um móvel planejado, o consumidor está procurando por uma dupla de sucesso: funcionalidade e beleza. São esses dois fatores que farão toda a diferença para um projeto de marcenaria bem-sucedido.
Afinal, é exatamente isso que faz com que o resultado sejam peças que se encaixam em ambientes específicos e agregam à organização e à decoração.
Para garantir essa combinação, há um fator que precisa fazer parte de qualquer tipo de projeto: o acabamento. É com ele que você dá o toque final, que coroa todo o trabalho.
Mas você sabe quais as possibilidades de acabamento para móveis planejados?
A verdade é que são diversas opções, cada uma com as suas particularidades e usos. Conhecê-las garante que você ofereça o que há de melhor aos seus clientes.
Os acabamentos mais comuns para móveis planejados
É claro que as possibilidades na hora de finalizar um móvel são muitas, mas separamos algumas das mais comuns para que você conheça e escolha as que mais se adequam os tipos de projeto da sua marcenaria:
• Melanina
O revestimento mais usado nas marcenarias na hora de produzir móveis planejados é o de melanina, ou seja, a cobertura de fábrica do MDF. Neste caso, o marceneiro escolhe uma placa de madeira com o acabamento que deseja para seu projeto, podendo ter acesso a opções de cores e texturas das mais variadas.
Com este revestimento, é possível criar opções com aspecto natural de madeira e ganhar muito em custo-benefício.
• Lâmina natural
Para peças de alto padrão, é possível escolher o acabamento com lâmina natural. Ele permite criar desenhos diferenciados com aspecto de madeira de floresta. Ou seja, agrega a aparência amadeirada com mais naturalidade e ousadia.
• Lâmina decorativa
Se o seu projeto tem um ar mais moderno e cheio de cor, a lâmina decorativa é a opção perfeita de acabamento. Ela é composta por resina melamínica e substrato fenólico e, além de compor móveis de todos os tipos, também é uma ótima opção para peças decorativas, como revestimentos de paredes, divisórias, pisos, fachadas, entre outros.
Uma marca muito usada de lâmina decorativa é a Fórmica, mas há diversas outras marcas que oferecem o mesmo tipo de cobertura.
• Pintura
Se o que seus clientes procuram é brilho na superfície dos móveis, as pinturas são o melhor acabamento. Uma delas é a laca. O nome vem das décadas de 1970 e 1980, quando a técnica começou a ser utilizada através da mistura de verniz e da secreção do inseto tachardia lacca. O revestimento liso sem manchas chamou e ainda chama muita atenção pela sofisticação que traz a qualquer ambiente.
Um dos benefícios de escolher móveis laqueados é a possibilidade de fazer composições com diversos outros acabamentos, como vidro, madeira, alumínio, entre outros. Mas não é só a laca que pode criar esse visual. Pinturas com resina e metacrilato também trazem esse brilho com modernidade e sofisticação.
Garanta os melhores acabamentos para os móveis da sua marcenaria
Conhecer as opções de acabamentos existentes no mercado te ajuda a criar projetos de qualidade e a criar as melhores combinações. Além da funcionalidade, garantir um bom visual é o que faz toda a diferença para atrair mais clientes.
Quer encontrar as melhores opções em acabamentos para móveis planejados?