Redes Sociais: como utilizar na sua marcenaria? Dicas para marceneiros

REDES SOCIAIS_ COMO USA-LAS NA SUA MARCENARIA
Ferramentas importantes e eficazes para alcançar mais clientes e criar novos projetos

Há um tempo, uma empresa precisava investir em panfletos ou outdoors para alcançar seu público. Era assim que se comunicava os produtos oferecidos ou promoções. Hoje, as coisas mudaram bastante. Ainda há quem use desses meios, mas é preciso ir muito além para aumentar o alcance de um negócio. E é claro que não é diferente com uma marcenaria.

As redes sociais chegaram como uma maneira de interação entre perfis pessoais, mas logo se tornaram uma ótima ferramenta para que empresas e marcas expusessem seus produtos e serviços, e se comunicassem com os consumidores.

Hoje, segundo a Emarsys, 42% da população mundial tem conta em, pelo menos, uma dessas plataformas, utilizando-a por uma média diária de mais de duas horas. E quando se fala em marketing, os números também são expressivos: de acordo com uma pesquisa da Buffer, 73% das marcas entrevistadas dizem que suas experiências de marketing nas redes sociais foram positivas ou muito positivas. Isso porque 54% das pessoas usam essas ferramentas para procurar produtos.

Já ficou muito claro que as redes sociais só têm benefícios a oferecer para quem tem um negócio. Por isso, é muito importante contar com elas na sua marcenaria. E nós separamos algumas informações importantes para que você posso fazer isso.

Quais as redes sociais mais comuns atualmente?

Em primeiro lugar, é muito importante saber quais as plataformas mais comuns para empresas e mais usadas pelos consumidores.

  • Facebook: já há alguns anos a rede social mais usada no mundo, tem grande alcance e permite patrocinar publicações de forma segmentada. Conta com ferramenta de mensagens e grupos, e ainda permite ter uma visão clara dos resultados dos esforços de marketing.
  • Instagram: com fotos, vídeos e textos, o Instagram é uma das redes preferidas dos brasileiros. Ele permite uma interação ainda mais próxima com o público e também tem ferramentas de anúncios segmentados.
  • WhatsApp: a ferramenta de troca de mensagens é essencial para o relacionamento com o consumidor. É possível criar uma conta business com catálogo de produtos e mandar promoções, mensagens de acompanhamento dos projetos ou, até mesmo, criar um serviço de atendimento ao cliente.
  • YouTube: a maior plataforma de vídeos do mundo tem anúncios integrados com o Google e pode ser uma ótima maneira de mostrar o trabalho da sua marcenaria de maneira detalhada, agregando mais valor às peças e projetos.
  • LinkedIn: uma rede social com foco profissional, o LinkedIn dá mais visibilidade a empresas no mundo corporativo e é um banco de currículos e portfólios.
  • Blog: por fim, os blogs não são exatamente uma rede social, mas podem ser uma ótima plataforma para aproximar ainda mais sua marcenaria do consumidor. Neles, é possível publicar textos e imagens do seu trabalho e informações sobre os materiais e processos utilizados.

Como usar as redes sociais na sua marcenaria

Agora que você já conhece as plataformas mais comuns, separamos algumas dicas de como utilizá-las para beneficiar ainda mais a sua marcenaria.

Publique informações essenciais da marcenaria

Quando procuram pelo perfil de uma empresa nas redes sociais, os consumidores esperam encontrar informações gerais, como endereço, número de telefone, WhatsApp, site. Por isso, é muito importante garantir que, não importam as plataformas escolhidas para sua marcenaria, todas elas contêm com esses dados.

Invista em boas imagens

Dizem que imagens valem mais que mil palavras. Isso é verdade, principalmente no sentido de que são elas que chamam a atenção e levam as pessoas e quererem saber mais sobre aquele conteúdo. Por isso, invista em boas imagens. Tire fotos dos seus móveis e projetos e publique-as nos perfis da sua marcenaria.

Crie uma frequência de publicações

Não basta criar uma conta para sua marcenaria em algumas redes sociais, é preciso criar um pequeno planejamento para utilizá-las. Postagens frequentes ajudam mais pessoas a verem o seu conteúdo e, consequentemente, conhecerem o seu trabalho. Isso também cria um reconhecimento de marca e mostra que você é uma autoridade no seu mercado.

Interaja com os clientes e o público

Os consumidores usam as redes sociais para se comunicar com as empresas, solicitando orçamentos, mais informações ou, até mesmo, fazendo elogios e reclamações. Por isso, é importante também responder a essas mensagens, sempre interagindo com o público da melhor maneira possível.

Publique conteúdos de qualidade

Não basta postar qualquer conteúdo em suas redes. Elas são como um cartão de visita da sua marcenaria, o que quer dizer que podem atrair ou afastar possíveis clientes. Pense bem nas suas postagens, procure outras empresas que já fazem um trabalho de que você gosta e inspire-se. Pense no que pode ser interessante para o seu público.

Redes sociais: mais uma ferramenta para o sucesso da sua marcenaria

Além de projetos incríveis produzidos com os melhores materiais, é muito importante investir no marketing da sua marcenaria, contando com as redes sociais como ferramentas. Descubra quais plataformas fazem mais sentido para você e crie um planejamento para começar. Certamente, os resultados serão melhores do que você imagina!

Quer mais dicas importantes para alcançar o sucesso na sua marcenaria?

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