Estar atento à realidade dos consumidores é essencial para criar projetos que atendam às suas necessidades
Desde o mês de março deste ano, boa parte dos brasileiros têm se mantido em casa por conta das recomendações de prevenção ao novo coronavírus. Mesmo com as coisas voltando aos poucos ao normal, muitas pessoas e empresas migraram permanentemente seus trabalhos e funcionários para o home office – ou, escritório em casa.
O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que cerca de 20 milhões de brasileiros estejam fora do escritório. O que significa que um em cada cinco trabalhadores formais podem permanecer no formato home office.
Isso criou uma nova tendência de investimento em mobiliário e acessórios para criar o ambiente perfeito para trabalhar bem em casa, já que muita gente não tinha essa realidade e precisa se adaptar a ela. Isso impacta diretamente as marcenarias, que podem encontrar uma maneira de atrair mais clientes, através de projetos voltados para atender a essa nova demanda.
Em quais peças investir para projetos de home office?
Quer saber como atrair mais clientes, criando projetos focados nesse ambiente que virou tendência nos últimos meses? Separamos as peças mais procuradas para criar um escritório em casa:
Mesas e bancadas de trabalho
Com a extensão e possível permanência do trabalho remoto para muitos, as pessoas perceberam que não é possível continuar trabalhando da mesa da cozinha ou da sala de jantar. Por isso, muita gente está investindo em uma mesa de escritório ou, até mesmo, em uma bancada – que pode ser dividida por vários membros da família.
Para esse tipo de peças, as possibilidades são inúmeras e vale entender qual é a realidade do cliente. Muitos precisam de soluções para espaços pequenos, outros de mobiliários adaptáveis ou desmontáveis. De qualquer forma, é possível criar móveis que unem beleza e utilidade, principalmente contando com materiais como o MDF.
Prateleiras e nichos
Além das mesas, as prateleiras e os nichos também fazem parte da composição de um home office confortável. Afinal, as pessoas migraram o trabalho para casa, o que quer dizer que os objetos que antes faziam parte do escritório, migraram para esse novo ambiente também.
Como a regra costuma ser adaptar móveis em pouco espaço, investir em prateleiras de maneira criativa é uma ótima opção. Garanta que seus projetos oferecessem esse tipo de peça para que os clientes encontrem ainda mais utilidade e eficiência para o ambiente que querem montar.
Estantes
Para quem tem mais espaço e um volume maior de objetos – que podem variar entre livros, materiais de escritório, pastas e muitos outros – as prateleiras e nichos podem não ser suficientes. E é nesses casos que entram as estantes. Além de ótimas para organizar tudo que é utilizado no trabalho, elas também criam um ar mais profissional para o ambiente.
Mais uma vez, tudo depende do desejo do cliente e do espaço que ele tem disponível, mas sempre vale a pena aconselhar a aquisição de uma bela estante, combinando com o restante do mobiliário e compondo um escritório ainda mais bonito.
Gaveteiros
Para acesso rápido a outros objetos que precisam estar sempre à mão, os gaveteiros são mais um mobiliário importante para quem busca preparar seu home office, por isso, vale sempre acrescentá-los aos projetos da sua marcenaria.
Como costumam ser pequenos, também podem ser encaixados em pequenos espaços ou, até mesmo, estarem fixados nas mesas e bancadas, criando um uso ainda mais inteligente do espaço.
Armários
Ainda falando sobre organização, os armários também são peças importantes, principalmente para quem divide o escritório de casa com o cônjuge e com os filhos. Opções com prateleiras e gavetas internas chamam ainda mais a atenção dos clientes, já que permitem guardar objetos dos mais diversos – desde as pastas com informações da empresa até os lápis de cor para trabalhos da escola.
A boa notícia é que não é preciso muito espaço para acrescentar armários aos seus projetos. Basta usar a criatividade e aproveitar qualquer “sobra” para criar mais um lugar de armazenamento.
Divisores de ambientes
Trabalhar em casa se tornou a realidade de muita gente que nunca pensou ter que criar um ambiente específico para isso. Por isso, nem todo mundo tem um cômodo específico para montar seu escritório separado do restante da casa. É aí que os divisores de ambientes se mostram extremamente úteis, já que são uma solução criativa para criar espaços que antes não existiam.
A melhor parte é que além de sua utilidade para o ambiente, essas peças também podem se tornar ótimos acessórios de decoração, já que podem ter uma laminação colorida ou estampada, estarem dispostos em ângulos diferenciados ou, até mesmo, serem vazados, dando aquele toque de modernidade.
Certamente, acrescentar os divisores aos seus projetos vai chamar – e muito! – a atenção dos clientes.
Acessórios
Além das peças de mobiliário, alguns acessórios também podem fazer toda a diferença para o home office, como organizadores de mesa, suportes para pés, bases para monitores. E a lista só continua. O mais importante é entender a necessidade de cada cliente, para poder criar as soluções que satisfarão aquilo que ele deseja.
Novas tendências, novos projetos
É muito importante estar atento às novas tendências e hábitos dos consumidores para poder criar projetos que possam ir de encontro exatamente com seus desejos. Comece a pesquisar mais sobre ideias de home office e esteja preparado para oferecer aos clientes da sua marcenaria projetos criativos e inovadores.
Quer estar sempre atento às maiores novidades e tendências do mundo da marcenaria?