Está pensando em investir na equipe de trabalho da sua marcenaria? Entenda o que é o mais importante na hora de escolher um bom profissional
O trabalho em uma marcenaria é intenso. São diversas etapas que envolvem a produção de móveis, sejam eles em linha de produção ou planejados. Normalmente, as marcenarias começam apenas com um trabalhador, o próprio marceneiro e proprietário do negócio, que transforma seu trabalho em uma pequena empresa. Com os serviços crescendo, a necessidade de auxílio também aumenta e o, agora empresário, precisa criar uma equipe.
Nesse esforço, para tomar as melhores decisões, é preciso considerar alguns fatores – e é sobre eles que vamos falar.
Por que contratar funcionários para sua marcenaria?
Aumentar a equipe de trabalho do seu negócio pode trazer diversas vantagens. Algumas delas são:
- Aumento da produtividade;
- Novas habilidades e especialidades;
- Qualidade de trabalho;
- Flexibilidade;
- Economia de tempo;
- Crescimento do negócio;
- Entre outras.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é a realidade da sua marcenaria e se é possível fazer novas contratações ou o que é preciso adaptar e ajustar para buscar outros funcionários.
Como fazer uma boa contratação para sua marcenaria?
Entenda as sete principais questões a se considerar antes de contratar um novo funcionário para o seu negócio:
- Habilidades e experiência: em primeiro lugar, é importante avaliar as habilidades e a experiência do candidato em trabalhos similares ao que sua marcenaria oferece. Verifique se ele possui as habilidades técnicas necessárias para realizar o serviço que você espera que ele realize com qualidade e segurança. Se estiver disposto a treinar um novo funcionário, deixe a informação clara e analise está apto a fazer, pelo menos, o que você precisa de mais básico.
- Portfolio: peça ao candidato para apresentar um portfólio, ou seja, mostrar de alguma forma os seus trabalhos e projetos anteriores, principalmente se ele já tem alguma experiência no ramo da marcenaria. Isso pode ajudá-lo a avaliar a qualidade do trabalho do candidato e se ele tem um estilo que se adequa à sua empresa.
- Referências: depois de analisar o tipo de trabalho, chegou a hora de entender como aquela pessoa se comporta como profissional. Peça referências de empregos anteriores e verifique se o candidato tem um histórico de bom desempenho e comportamento profissional. Isso pode ser feito através do contato com aqueles que foram seus superiores em outras empresas.
- Personalidade: além das habilidades técnicas, é importante avaliar a personalidade do candidato. Certifique-se de que ele seja confiável, trabalhador, responsável e tenha uma boa ética de trabalho. Também analise se ele se adequa ao ambiente de trabalho que você gostaria de criar.
- Disponibilidade: certifique-se de que a pessoa que está se candidatando ao trabalho na sua marcenaria tenha disponibilidade para trabalhar no horário e dias que a sua empresa precisa. Essa informação precisa estar clara para as duas partes antes de haver uma contratação para evitar surpresas.
- Salário: outra informação importante a se conversar no contato com qualquer candidato é o salário. Antes de buscar novos funcionários, esteja ciente de quanto pode pagar pelo trabalho e, então, avalie se aquele valor é justo e competitivo em relação ao mercado e às habilidades do candidato. Assim, informe o salário disponível e certifique-se de que a pessoa entrevistada concorda com ele.
- Leis trabalhistas: por fim, tenha certeza de que está em conformidade com as leis trabalhistas locais ao contratar um funcionário. Verifique se você entende seus direitos e deveres como empregador e se está seguindo todas as normas legais aplicáveis.
Invista no crescimento do seu negócio
Fazer novas contratações para sua marcenaria é uma ótima maneira de alcançar mais clientes e expandir o seu trabalho. Analise sua situação e a possibilidade de fazer esse investimento. Se for possível, siga nossas dicas e garanta a melhor experiência.
Você sabia que é possível criar móveis em MDF com acabamento imitando pedras e tecidos?