Algumas boas práticas e escolhas importantes podem ser o grande diferencial para desenvolver o seu negócio
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem alguns fatores importantes que levam uma empresa a ter sucesso. Questões como experiência, visão, oportunidades, planejamento e uma boa gestão são o que faz a grande diferença entre um negócio que acaba fechando suas portas e outro que consegue prosperar no Brasil.
Com as necessárias recomendações de distanciamento social por conta da pandemia da COVID-19, além de tudo isso, os empreendedores e empresários precisaram usar a criatividade para manter suas empresas funcionando e continuar atendendo ao consumidor com a mesma qualidade de antes.
Nesse sentido, outros fatores acabaram entrando na lista de “essenciais” para conseguir se manter e crescer. É claro que tudo isso também faz parte da realidade de uma marcenaria. Afinal, você pode investir em questões simples para garantir que não só possa continuar trabalhando bem, como possa se desenvolver ainda mais, levando seu negócio a novos patamares.
Como dar o empurrãozinho necessário para sua marcenaria crescer?
Para te ajudar a ter mais clareza de onde colocar o seu foco nesse momento em que estamos vivendo, separamos algumas dicas importantes que podem ser exatamente aquilo que você precisa para levar sua marcenaria além.
1) Transformação digital
Em primeiro lugar, um fator essencial para qualquer tipo de negócio em nossos dias é investir na transformação digital, ou seja, contar com a internet como ponto de venda e de divulgação. Além de permitir que sua marcenaria continue funcionando e fornecendo seus produtos, isso te ajuda a alcançar um público ainda maior, que pode se tornar fidelizado à sua marca.
O melhor é que você pode começar nas vendas digitais de diversas maneiras: através de um e-commerce, expondo seus produtos em um marketplace, vendendo pelas redes sociais ou, até mesmo, usando o WhatsApp. O importante é começar!
2) Novos produtos
Crescimento sempre envolve portfólio. Isso não quer dizer que você tenha que ter uma infinidade de opções para o consumidor – o que pode acabar deixando-o confuso na hora de escolher uma peça –, mas que pode desenvolver novas maneiras de trabalhar, acabamentos diferenciados e, até mesmo, objetos que podem ser responsáveis por puxar a venda de outras peças e móveis.
Nesse sentido, é muito importante entender o que você faz de melhor, o que chama a atenção dos clientes no seu trabalho. Com essa informação em mente, fica mais fácil entender o que mais se pode desenvolver dentro da sua marcenaria.
3) Materiais de alta qualidade
Não adianta oferecer produtos diversos e criativos se eles não apresentam algo essencial para o consumidor: qualidade. Quando se fala em móveis, esse é um fator ainda mais primordial. Os clientes procuram soluções que, além de embelezarem ambientes, também sejam úteis e tenham boa durabilidade.
A qualidade começa na escolha dos materiais para compor as peças que você vai oferecer. Por isso, tenha a certeza de trabalhar sempre com o que há de melhor no mercado, mantendo o foco em oferecer um custo-benefício atraente.
4) Boas parcerias
Para garantir materiais de qualidade na sua marcenaria, bons parceiros fazem toda a diferença. Eles também podem ser de grande ajuda quando você tem prazos apertados ou precisa de produtos de maneira ágil. Portanto, encontre fornecedores que possam trabalhar em conjunto com você, oferecendo uma vasta diversidade de opções, boa logística e condições favoráveis. Isso vai ser um diferencial importante para o seu crescimento.
5) Publicidade e marketing
Além de investir nas vendas on-line, também vale muito a pena criar estratégias de publicidade e marketing, principalmente usando as redes sociais. Hoje, na hora de procurarem por um produto ou serviço, os consumidores buscam essas plataformas para encontrarem boas opções.
Crie contas no Instagram e no Facebook, faça postagens frequentes e mostre ao público tudo aquilo que a sua marcenaria faz.
6) Foco no cliente
Por fim, mantenha sempre o foco nos clientes. Afinal, é deles que você quer chamar atenção e são eles que podem comprar mais produtos e fazer sua marcenaria crescer. Isso envolve investir em uma boa experiência e um atendimento de excelência – em todas as etapas do processo, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.
Esse pode ser o grande diferencial, junto de móveis de qualidade, para fazer com que as pessoas não só comprem com você, mas voltem para futuros projetos.
Invista no crescimento da sua marcenaria
Estar atento a essas práticas pode fazer toda a diferença para garantir o sucesso da sua marcenaria. Por isso, considere esses fatores, invista em cada um deles e experimente novas oportunidades.
Quer encontrar o melhor parceiro para sua marcenaria?