Saiba como investir na sua marcenaria de maneira a atrair mais clientes e sair na frente da concorrência
A fabricação de móveis é um negócio fascinante, especialmente quando a produção começa em uma pequena marcenaria e vai crescendo, mas assim como em qualquer campo é um setor que está em constante mudança.
Os marceneiros têm sempre a preocupação de atualizar seus produtos e processos para competir como concorrentes e satisfazer os clientes. Por isso, é muito importante estar atento às maiores novidades do mercado e estar bem preparado para oferecer o que há de melhor.
Dicas para uma boa produção de móveis
Aqui estão algumas maneiras que podem ajudar sua marcenaria a prosperar:
1. Não tenha medo do futuro
Em uma era de tanta inovação, a tecnologia mais recente ajuda os marceneiros a melhorarem os processos para produzir de maneira mais eficiente, portanto, abrace a tecnologia e não fique preso ao que você conhece. Você pode estar certo, mas precisa investigar suas opções de maneira imparcial.
2. Concentre-se na gestão dos fornecedores
A produção de bens de consumo, como os móveis, exige o uso de matérias-primas de alta qualidade e, portanto, de parceiros de confiança. Com muitos materiais diferentes para obter, as coisas podem dar facilmente errado. Faça questão de investir em ferramentas de gestão de suprimentos que possam acompanhar os pedidos de matérias-primas e os inventários, para nada ser esquecido. Além disso, mantenha um estoque organizado, evitando gastos desnecessários e a falta de produtos importantes para a produção.
3. Construa um relacionamento com os clientes
Boas empresas, seja qual for o setor em que atuem, estão sempre focadas no cliente. Um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, conhecido como CRM, é uma ótima maneira de investir no público da maneira certa, já que permite criar estratégias de comunicação personalizadas. Isso é de grande ajuda, mas mesmo que não seja possível contar com esse tipo de ferramenta, o segredo é estar atento às demandas e ao perfil do consumidor e trabalhar para atendê-las da melhor maneira possível.
4. Cuide dos processos
Além de estar atento à matéria-prima para a produção dos móveis, o marceneiro também precisa investir em bons processos de produção. Por isso, esteja atento à organização da sua marcenaria e a tudo que acontece desde o desenvolvimento do projeto até a entrega do móvel pronto e instalado.
5. Esteja atento à gestão da marcenaria
Fabricar móveis não se resume apenas a parafusos e porcas – também envolve uma boa gestão, e isso também vai além da produção. É preciso investir no gerenciamento de RH, financeiro, de marketing e técnica sob um único guarda-chuva. Dessa forma, tomar decisões em cascata e reunir informações em toda a empresa fica muito, muito mais fácil.
Um negócio saudável e resultados incríveis
Investir na sua marcenaria e na produção de móveis envolve estar atento a algumas questões importantes para se destacar frente aos concorrentes. Por isso, guarde essas dicas e coloque-as em prática para ver o seu negócio crescer.
Quer estratégias eficazes para sua marcenaria crescer? Conheça a logística eficiente!