3 mitos sobre MDF e chapas aglomeradas

3-MITOS-SOBRE-MDF-E-CHAPAS-AGLOMERADAS
Algumas ideias que costumam ser difundidas sobre esses materiais não são exatamente verdade, e conhecê-las pode impactar positivamente os projetos da sua marcenaria

O MDF e as chapas aglomeradas são alguns dos tipos de madeira mais utilizados para a produção de móveis e peças de decoração. Isso porque a versatilidade das placas permite criar peças das mais diversas, com acabamentos incríveis e ótima durabilidade. Ou seja, boas opções para qualquer tipo de ambiente.

No entanto, é preciso conhecer bem esses materiais para aproveitar tudo de vantajoso que eles oferecem e aplicá-los da melhor maneira possível. Dito isso, há alguns mitos sobre chapas de MDF e aglomerados que podem acabar causando confusão e até levando a problemas para fabricantes, revendedores, marceneiros e consumidores.

Conhecê-los pode ajudar – e muito – nos processos da sua marcenaria e nas decisões acertadas na hora de fazer um projeto.

Quais os maiores mitos sobre MDF e chapas aglomeradas?

1. MDF e aglomerados são resistente à água

Talvez um dos maiores mitos que se acredita sobre MDF seja de que o material é imune ou resistente à água. É verdade que existe certa resistência, mas não imunidade. E há também uma grande diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo de tempo, e outra que sofra com a ação da água constantemente.

O que acontece é que, quando molhadas, as fibras de madeira absorvem umidade e incham, independentemente de se tratar de MDF, aglomerado ou compensado. Essa umidade também favorece o aparecimento de fungos e outras questões que acabam degradando a peça.

Por isso, móveis que farão parte de ambientes expostos à ação da água constantemente – como é o caso de banheiros, cozinhas e lavanderias, por exemplo – precisam de um revestimento adequado em todas as faces e bordas de seus componentes.

Esse revestimento pode ser feito de diversas maneiras diferentes e, quando executado da forma correra, impede que a água penetre na madeira e a mantém intacta por um longo período de tempo.

2. Chapas de MDF e aglomerados são imunes a cupins

Outro comentário comum é o de que essas chapas de madeira são imunes a cupins, o que também é um pensamento equivocado. Tanto MDF quanto aglomerado não recebem nenhum tipo de tratamento para evitar essas pragas.

O que pode causar essa confusão está no processo de produção dessas chapas. Acontece que tanto MDF quanto aglomerados são prensados em altas temperaturas, chegando aos 200oC, o que extermina todos os insetos existentes durante a produção, inclusive os cupins. Mas esse efeito não se prolonga. Ou seja, o material chega nas lojas livre de cupins, mas isso não quer dizer que possa sofrer qualquer tipo de contaminação a partir daí.

Como o armazenamento em lojas e distribuidoras tem um curto período de tempo e esses ambientes costumam ter medidas especiais de proteção contra pragas e insetos, é muito difícil que ocorra um ataque de cupins. No entanto, a partir do momento em que ocorre a produção do móvel e ele é instalado em uma casa ou escritório, dedetizações locais são indicadas para que não haja problemas.

3. MDF é mais resistente que aglomerado

Por fim, muitas pessoas acham que o MDF é mais resistente que outros tipos de painéis. Em parte, isso é verdade, já que as placas de MDF são mais compactadas que as de aglomerados, por exemplo.

Mas, na verdade, a resistência de uma peça depende, além do tipo de material utilizado, de outros fatores importantes: projeto do móvel, ferragens utilizadas, execução do processo, sistemas de junção, entre outros.

Por isso, é muito difícil depender apenas da resistência de uma chapa de madeira para um móvel de alta durabilidade. É preciso considerar todos os outros fatores que envolvem o processo de produção e a própria execução em si para garantir toda a resistência esperada.

Conheça os materiais e desenvolva projetos ainda melhores em sua marcenaria

Parte importante de uma marcenaria de sucesso é conhecer bem os materiais utilizados. Isso garante que você tome as decisões certas na hora de elaborar um projeto e alcance a satisfação dos seus clientes.

Quer contar com a melhor parceria para encontrar todos os materiais que você precisa em sua marcenaria?

Deixe seu comentário