Conheça três ferramentas digitais que podem ser de grande ajuda para a produção de peças na sua marcenaria
A tecnologia mudou a maneira como fazemos quase tudo em nosso dia a dia. Na hora de pedir uma refeição, é só pegar o celular, abrir um aplicativo e escolher entre uma infinidade de opções o que queremos comer. Para chamar um taxi, também podemos usar uma plataforma para fazê-lo em menos de cinco minutos. Até se queremos ouvir uma música em casa, é só falarmos com alguns aparelhos, as famosas assistentes virtuais, e pronto, nosso desejo é atendido.
Tudo isso serve para simplificar as nossas ações ao longo do dia. E é claro que essas facilidades vão muito além de questões simples ou de hobbies, elas invadiram também o espaço de trabalho e podem ser ótimas ferramentas. Na marcenaria, além da automação de maquinários, a tecnologia também se faz presente em plataformas digitais para fazer móveis. Elas trazem projetos de peças prontas, que podem ser reaproveitados na hora de produzir os seus móveis ou, até mesmo, servir de inspiração.
Separamos algumas delas para você conhecer e entender qual pode ser uma boa ideia para utilizar na sua marcenaria.
Plataformas digitais para produção de móveis
Conheça três programas que podem facilitar – e muito! – o seu trabalho:
Opendesk
Talvez a mais famosa das plataformas de criação de móveis seja a Opendesk. Nela, artistas, arquitetos e designers de todo o mundo disponibilizam projetos de cerca de 30 tipos de mobiliários – alguns deles pagos, outros gratuitos.
A ideia é que você acesse a plataforma, escolha o tipo de móvel, encontre o design que tem a ver com o projeto do seu cliente ou com o que você estava imaginando, faça o download do arquivo digital e pronto. Aí, é só usar esse arquivo para cortar as peças de madeira e fazer a montagem do móvel na sua marcenaria.
O único ponto fraco do Opendesk é o fato de que é todo em inglês. Mas, com um pouco de conhecimento – ou uma ajudinha do Google Translate – já é possível encontrar o que se procura.
Designoteca
Uma opção em português é a Designoteca. Ela funciona de maneira muito parecida com o Opendesk: é possível encontrar projetos criados por designers, que podem querer cobrar por seus desenhos ou não. O grande diferencial é que, além dos projetos, também é possível encontrar produtos de decoração – que podem ser um adicional ao projeto que você está criando.
Outra diferença da Designoteca é a interação entre usuários, mais ou menos como uma rede social. Assim, além de encontrar projetos para as peças que você quer montar, também é possível seguir os profissionais que você admira e encontrar inspiração quando necessário. Também fica mais fácil de estar sempre atualizado nas maiores novidades da indústria moveleira.
Gabster
Por fim, talvez a mais inovadora das plataformas para produção de móveis: o Gabster. Bem parecida com as outras propostas, esta tem o objetivo de integrar profissionais da indústria moveleira, como marceneiros, designers e arquitetos. A ideia é criar maneiras de otimizar os processos de produção, de maneira linear e com tecnologias diferenciadas em 3D.
Com essa plataforma, é possível fazer assinaturas de serviços de processamento e assessoria de implantação, encontrando dicas especiais para mudar seus métodos de produção e para organizar a sua marcenaria.
Use a tecnologia a seu favor
Com essas novas ferramentas, é possível usar a tecnologia para melhorar ainda mais os processos da sua marcenaria e conquistar mais clientes. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas plataformas e escolha a que mais se adequa à sua realidade e às suas necessidades.
Quer mais dicas de como melhorar a produção de móveis na sua marcenaria?