Como descartar pó de madeira?

como-descartar-pó-de-madeira
Questão comum em qualquer marcenaria, o pó de madeira precisa ser descartado da maneira certa para evitar problemas na rotina de trabalho e investir em práticas sustentáveis

Cada tipo de negócio tem suas particularidades e desafios. Em um restaurante, por exemplo, é essencial a atenção aos ingredientes estocados, suas datas de validade e sua qualidade, assim como à limpeza e higiene de todos os ambientes. Em uma marcenaria não é diferente. No entanto, os pontos de atenção são outros. Um deles é o pó de madeira.

Problema não muito comum em outros segmentos, esta é uma questão que demanda atenção do marceneiro, principalmente pelo fato de que o pó de madeira é um subproduto poluente e precisa ser descartado da maneira correta para proteção do meio ambiente e, é claro, da sua saúde e da saúde de quem trabalha com você.

Além disso, sem o devido cuidado, esses resquícios também podem acabar comprometendo a finalização das peças produzidas, gerando resultados não muito satisfatórios.

4 dicas para fazer o descarte do pó de madeira corretamente

Para te ajudar a se organizar bem e descartar os resquícios de madeira da forma certa, separamos algumas dicas importantes que podem ajudar – e muito.

  1. Organize os ambientes de trabalho

Antes de qualquer ação de limpeza e higiene, uma boa organização do espaço de trabalho é o melhor ponto de partida. Imagine fazer o corte de madeira no mesmo espaço em que é realizado o acabamento e a pintura? Será necessário um cuidado redobrado para que não haja efeitos indesejados na peça. Por isso, separar cada etapa de produção em ambientes diferentes pode ser uma boa ideia. Se não for possível, procure pelo menos afastar essas estações para que a limpeza e a organização se tornem mais fáceis de manter.

  • Conte com um sistema de extração de serragem

Mesmo com todos os cuidados, o pó de madeira se espalha com facilidade, já que são partículas muito pequenas. Então, é necessário fazer a limpeza sempre e um sistema de extração de serragem ajuda muito nesse sentido. Ele se trata de exaustores ligados a um coletor, garantindo o recolhimento de todos os resíduos e garantindo um ambiente muito mais limpo.

Caso você não tenha esse tipo de equipamento, passar um aspirador e, depois, um pano úmido, também é extremamente eficaz.

  • Destine os resquícios corretamente

Quando se trata de pó de madeira, não basta apenas fazer a limpeza da maneira correta, é preciso destinar os resquícios corretamente, principalmente por serem poluentes. Então, nada de jogá-los no lixo comum. Duas opções interessantes nesse sentido são as empresas que fazem a coleta desse tipo de material, levando-o ao local mais indicado para descarte, ou os “ecopontos”, lugares específicos onde você mesmo pode descartar os resíduos.

  • Reaproveite

Outra maneira de usar o pó de madeira é fazendo a sua reutilização. Sobras e pedaços menores podem, facilmente, compor itens de decoração ou detalhes de mobiliários, basta usar a criatividade. Já o pó pode ser usado como forração de canteiros, adubo – quando misturado a resíduos orgânicos – ou comercializados para indústrias de MDF e compensados. Ou seja, você faz um descarte sustentável e ainda pode ganhar com isso.

Organize sua marcenaria e lide com o pó de madeira da forma correta

Organização, planejamento e limpeza podem fazer toda a diferença quando se fala em pó de madeira. Preparando sua marcenaria para lidar com ele da melhor maneira possível, você garante um ambiente de trabalho melhor, peças com acabamento perfeito e ainda garante processos sustentáveis.

Por isso, não deixe essa questão de lado. Escolha as melhores soluções para o seu negócio e faça o descarte correto.

Quer mais dicas para melhorar o trabalho na sua marcenaria?

Deixe seu comentário