Como criar projetos de sucesso

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9 dicas para garantir que seu projeto siga as demandas do cliente

Móveis planejados são resultado de um relacionamento próximo entre o cliente e o marceneiro. Afinal, é preciso entender bem qual é a demanda para garantir que o resultado vai sair de acordo com os desejos e necessidades de quem vai usufruir dele – o próprio consumidor.

Para isso, além de contar com matéria-prima de qualidade e processo de produção eficientes, é preciso trabalhar de acordo com alguns padrões pré-estabelecidos, garantindo o cumprimento da demanda sem dores de cabeça.

9 dicas para criar um projeto de sucesso na sua marcenaria

Quer garantir um bom desenvolvimento de projetos de planejados? Separamos algumas dicas especiais:

1. Determine uma base de orçamento

Uma das primeiras informações que um possível cliente quer ter na hora de projetar móveis são os custos. Ele quer saber quanto fica transformar seus desejos em realidade. Por isso, é importante ter em mente os custos da sua marcenaria – hora de trabalho, gastos com material, processos – para criar uma base de orçamento. Essa base deve sempre estabelecer em teto de custo, mostrando ao consumidor até quanto o projeto pode custar.

Uma outra maneira de fazer isso é perguntando qual é o valor máximo que aquele cliente está disposto a gastar, Assim, você pode criar um projeto que respeite essas limitações de orçamento.

2. Conheça bem o cliente

É muito importante ir além das informações gerias sobre os móveis e conhecer a realidade do seu cliente, sua rotina, seu estilo de vida. Tudo isso vai influenciar diretamente no tipo de projeto que ele espera. Algumas informações gerias a perguntar são: idade, profissão, renda, tipo de imóvel (ou ambiente que deseja mobiliar), anseios, questões pessoais importantes. Isso vai ajudar a chegar à funcionalidade que ele espera com as peças.

3. Esteja bem informado sobre referências e expectativas

Depois das informações pessoais, pergunte sobre as principais referências e expectativas que o cliente tem para aquele ambiente. Afinal de contas, o que ele pensou, o que gostaria de fazer, qual dor quer resolver. O Pinterest é uma ótima ferramenta para usar nesse caso, permitindo que o consumidor procure por soluções que acredita serem a resposta a suas demandas.

4. Pergunte sobre necessidades especiais

Funcionalidade é a palavra de ordem em móveis planejados, por isso é muito importante considerar quaisquer necessidades especiais antes de criar um projeto. Elas podem envolver limitações físicas e de mobilidade ou, até mesmo, alergias a materiais ou substâncias específicas.

5. Faça um briefing completo

Com todas essas informações, chegou a hora de montar um briefing. Ele deve considerar todos os detalhes do projeto – desde questões pessoais e necessidades especiais, até as partes técnicas de medidas e montagem dos móveis. Nele, podem estar descritos: materiais utilizados, estilo, cores, direcionamentos, prazos de início e fim e projeto, custos individuais, entrega, montagem, entre outras informações importantes.

6. Monte esboços e projetos 3D

Utilizando softwares, monte um esboço ou até mesmo um projeto em 3D, possibilitando ao cliente ter uma visão mais clara de como ficarão seus móveis. Isso ajuda a fazer alterações antes da produção e montagem das peças, reduzindo o retrabalho.

7. Ofereça mais de uma alternativa

Nos primeiros esboços, ofereça mais de uma opção de acabamento ou, quando possível, de armazenamento. Isso permitirá ao cliente ter uma ideia melhor do que funciona para sua realidade.

8. Seja claro e transparente

É importante deixar sempre claro ao cliente que todo o projeto seguirá de acordo com suas preferências e com as possibilidades de produção. Por isso, seja transparente quanto ao que é possível e o que não é, quanto ao que cabe no orçamento, etc. Tudo isso fará com que o cliente se sinta mais seguro durante todo o processo.

9. Estabeleça prazos realistas

Por fim, sempre estabeleça prazos realistas – tantos de produção quanto de montagem. Muitos marceneiros, no desejo de agradar os clientes acabam oferecendo prazos muito apertados, que acabam não conseguindo cumprir. Pense que é sempre melhor cumprir com uma data pré-estabelecida do que tentar adiantar um projeto e não conseguir entregá-lo quando prometido.

Conquiste mais clientes com as estratégias certas

A produção de um móvel planejado vai muito além do que acontece no dia a dia da marcenaria, envolve atenção aos detalhes estabelecidos pelo cliente e muitas conversas para entender suas reais necessidades e desejos. Por isso, invista nesse processo e garanta a satisfação do consumidor em todos os seus projetos.

Você sabe o que é o ponto de ressuprimento? Conheça estratégia que pode beneficiar o trabalho na sua marcenaria!

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