Maiores erros cometidos em uma Marcenaria

Maiores erros cometidos em uma Marcenaria

Saiba o que pode comprometer a gestão do seu negócio e entenda o que evitar para mantê-lo funcionando bem

Uma marcenaria pode oferecer diversos tipos de produtos e envolve, certamente, o talento e o conhecimento do marceneiro. Mas precisa ir além disso para se manter em pé. Assim como em qualquer outro tipo de negócio, uma boa gestão é essencial para que o trabalho possa continuar e crescer.

Principalmente no caso dos pequenos empreendimentos, como as MEIs, estar atento à administração do negócio faz toda a diferença. Por isso, não basta apenas conhecer os melhores materiais, estratégias de produção, processos e ferramentas, também é preciso estar atento ao que fazer e ao que não fazer na hora de gerenciar a marcenaria.

Principais erros na administração de uma marcenaria

Para te ajudar a identificar e evitar problemas, enumeramos os maiores problemas de gestão em marcenarias ao redor do Brasil para que você esteja atento, faça as mudanças necessárias e invista da maneira certa para fazer seu negócio crescer.

1. Misturar finanças pessoas e empresariais

Um dos erros mais comuns cometidos por gestores de pequenas e médias empresas é misturar suas finanças pessoas às do seu negócio. Isso é extremamente perigoso e pode ter péssimos resultados. É essencial se organizar e, até mesmo, pedir a ajuda de um profissional, se necessário, para que tudo fique devidamente em seu lugar.

Nesse processo, separar um salário é uma etapa importante. Assim, você sempre sabe quanto está saindo, quanto está entrando e quanto pode gastar com suas necessidades pessoais.

Uma maneira de organizar bem as finanças é tendo contas separadas – uma para uso pessoal e uma para pessoa jurídica.

2. Não formalizar a empresa

Falando em pessoa jurídica, outro grande erro cometido por marceneiros e donos de marcenaria é não formalizar seu negócio, ou seja, não ter um CNPJ. A formalização, além de fazer com que tudo esteja de acordo com as leis vigentes, gera muito mais oportunidades para uma empresa, seja qual for o seu porte. É possível, inclusive, ter acesso a linhas de crédito especiais para investir no crescimento da sua marcenaria.

Formalizar o seu negócio não é difícil, mas em primeiro lugar vale a pena saber sua classificação – qual tipo de empresa abrir.

3. Errar na forma de fazer orçamentos

Principalmente na venda de móveis planejados, é feito um orçamento antes de dar sequência ao projeto. E é aí que muitos cometem erros, considerando apenas a matéria-prima utilizada para a produção e deixando de lado os custos fixos, como água, energia elétrica, salários dos colaboradores, entre outros.

Com as contas organizadas, chegar a esses custos é muito mais simples.

4. Não treinar funcionários

Em um trabalho como de um marceneiro, o conhecimento vai sendo passado através do próprio trabalho. Assim, muitos se sentem inseguros em passar o que sabem para os funcionários, com medo de que eles abram o próprio negócio e se tornem concorrentes. No entanto, ter colaboradores não treinados é muito pior.

Ensinar aos funcionários sobre o modo de trabalho na sua marcenaria e as maneiras de garantir a qualidade na produção dos móveis é essencial para o crescimento deles e da empresa. Por isso, não tenha medo.

5. Não delegar

Outro ponto comum é o marceneiro pensar que pode cuidar de tudo sozinho e acabar não delegando funções. Isso começa no treinamento de funcionários, principalmente porque para delegar trabalho é preciso ter a certeza de que as pessoas sabem o que estão fazendo e vão fazer tudo da maneira esperada. Além disso, erros podem acontecer, mas não podem impedir que o trabalho seja dividido de maneira inteligente.

A dificuldade em delegar limita o crescimento da empresa.

6. Achar que as melhores ferramentas são a resposta

Por fim, outro erro comum é pensar que começar uma marcenaria envolve investir altos valores nas melhores ferramentas e maquinários. Isso impede que muitos consigam desenvolver bem o seu negócio. Começar uma marcenaria pode ser tão simples quanto parece, utilizando apenas ferramentas manuais, por exemplo, e adquirindo outras máquinas ao longo do tempo.

Isso é possível através da organização e do planejamento, considerando o tempo de trabalho com cada ferramenta.

Invista em uma boa administração e faça sua marcenaria crescer

Conhecer de perto esses problemas e trabalhar para evitá-los é essencial para uma marcenaria crescer. Por isso, faça uma análise transparente do seu negócio, mude o que for necessário e garanta uma administração saudável.

Você sabia que a organização do seu estoque tem tudo a ver com os lucros da sua marcenaria?

Deixe seu comentário