Marcenaria: conheça 2 modelos de produção

Marcenaria conheça 2 modelos de produção!

Produzir para vender ou vender para produzir – qual a melhor opção para você

Quando se pensa na produção em uma marcenaria, duas coisas vêm à mente: ou o marceneiro faz os móveis sob demanda, como é o caso dos planejados, por exemplo, ou os produz para vender, como em uma loja comum. Mas você sabe o que envolve cada um desses métodos? Sabe qual é o mais indicado para os objetivos que você tem para sua marcenaria? Descubra!

Dois métodos, duas realidades diferentes

A verdade é que não existe um melhor e um pior, ou um mais rentável que outro. Os dois modelos de produção mais comuns para marcenarias têm a ver com os objetivos e a realidade de cada empresa. Isso pode estar relacionado a diversos fatores diferentes, como localidade, público-alvo, perfil do marceneiro, capacidade de produção, entre muitos outros.

Conhecer mais sobre cada um desses modelos pode ajudar você a entender onde sua marcenaria se encaixa e qual a melhor opção para continuar sua produção.

Produzir para vender

Como o próprio nome já diz, esse modelo se trata de marcenarias que produzem peças – seja de mobiliário ou decoração – sem uma demanda específica, ou seja, o móvel está pronto e, só então, é exposto e vendido. Isso quer dizer que o alvo é o público geral, qualquer pessoa pode entrar no showroom e escolher aquela peça a qualquer momento.

Como tudo que envolve as questões comerciais, cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. No caso de marcenarias que produzem para vender, os benefícios são diversos:

  • Produtos a pronta entrega: o consumidor entra na sua loja, escolhe a peça que deseja e já pode levá-la ou solicitar a entrega e montagem.
  • Vendas rápidas: não é preciso realizar um projeto para que a peça seja produzida, assim a venda acaba sendo muito mais rápida.
  • Boa experiência de compra: com a possibilidade de ter acesso ao item desejado de maneira instantânea, o consumidor fica mais satisfeito.
  • Produção ágil: a produção também acaba sendo afetada, já que você pode produzir apenas peças com que já tem experiência.

No caso das desvantagens, é preciso ter em mente que sem a demanda, existe a possibilidade de que as peças não sejam vendidas tão cedo. Além disso, é preciso ter um grande espaço físico para expor seus produtos e armazenar estoque. Tudo isso exige um planejamento financeiro mais atento para que não haja prejuízos.

Vender para produzir

Se você investe no mercado de móveis planejados, você vende para, só então, produzir as peças. Isso quer dizer que o seu negócio é focado nas vendas – afinal, sem a captação de clientes não há produção.

As vantagens deste modelo são:

  • Personalização: projetos sob demanda são muito mais personalizados, o que faz com que o resultado agrade muito mais ao cliente.
  • Satisfação do cliente: quando recebe uma peça feita exatamente para ele, o cliente fica extremamente satisfeito, principalmente com um trabalho bem feito.
  • Trabalho por indicação: satisfeito, o cliente indica o seu trabalho para outras pessoas – ou seja, você tem mais possibilidades de fechar negócio.
  • Previsão de gastos: produzindo para vender, fica mais fácil ter previsibilidade dos gastos e comprar exatamente os materiais e ferramentas que vai usar – é claro que isso exige planejamento e organização.

Já as desvantagens envolvem a questão da espera. O consumidor não terá acesso a suas peças de imediato – precisará esperar a criação do projeto, a produção, a entrega e a montagem. No entanto, quando procura uma marcenaria de planejados, já está esperando esse tipo de serviço.

Outro fator é a previsão de demandas. Diferente do outro modelo de produção, fica mais difícil criar uma “linha de produção”, já que todas as peças serão diferentes umas das outras.

Entenda sua marcenaria e produza mais e melhor

Descobrindo qual o modelo de produção da sua marcenaria, fica mais fácil investir em ferramentas e maquinários que vão te ajudar a alcançar seus objetivos. Assim, você também sabe exatamente o que oferecer e como oferecer aos consumidores.

Quer mais dicas para melhorar a produção da sua marcenaria?

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