Já pensou em restaurar móveis?

restaurar-moveis

Conheça um mercado diferente e cheio de oportunidades para marceneiros

Móveis planejados apresentam diversas facilidades para o consumidor: organização, praticidade, soluções que se encaixam às suas necessidades, beleza, ambientes ajustados, entre muitas outras. Mas eles não são a única opção para o trabalho de um marceneiro. Isso porque, muitas vezes, o que os clientes procuram é poder continuar usando peças que têm há bastante tempo e precisam de uma renovação.

É aí que entra a oportunidade de investir em restauração de móveis – uma atividade que também pode fazer parte da sua marcenaria.

Como funciona a restauração de móveis?

De maneira simplista, restaurar um móvel é fazer alguns ajustes para que uma peça possa ser renovada e continue sendo utilizada por mais muitos anos. São diversas técnicas que garantem o uso por mais tempo e satisfazem o cliente, principalmente quando há apego emocional ao móvel a ser restaurado.

Há duas maneiras de se restaurar um móvel: a primeira é respeitando as características da peça e apenas restaurando o que está desgastado pela ação do tempo. Essa opção ajuda a garantir a originalidade e a respeitar a história de cada detalhe.

Também é possível renovar um móvel, adaptando um item clássico ao uso cotidiano e modernizando sua estética. Nesse caso, é possível contar com diferentes acabamentos, como novas texturas, pátinas ou decapê, ou, até mesmo, mudar a função da peça, adaptando-a a novos espaços – o que dá um ar ainda mais criativo a qualquer espaço.

Por que investir em restaurações?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, um móvel restaurado custa 30% menos que um novo para o consumidor. Ou seja, além do apego emocional e da possibilidade de mudar ambientes com peças antigas, a economia também chama a atenção.

Outro fator importante é que a restauração ainda é um mercado pouco explorado na marcenaria, principalmente porque exige conhecimento do profissional que vai mexer nos móveis. É um trabalho minucioso e cheio de detalhes, demandando habilidade, mas também trazendo muito retorno.

Se você está pensando em investir nesse tipo de trabalho na sua marcenaria, é muito importante contar com algumas ferramentas, como formão, plaina, escápulas, bisturi cirúrgico, máquina lixadeira, máquina de costura com transporte, bancada, compressor de ar e grampeador pneumático.

Em termos de estrutura, o espaço da sua marcenaria é o suficiente para realizar a atividade – aqui, uma boa dica é investir em um pequeno showroom, onde ficam expostas peças novas produzidas por você e, até mesmo, peças restauradas.

Na equipe, um restaurador e um ajudante de restauro também podem ser de grande ajuda, principalmente no uso das técnicas certas para cada propósito. Mas você também pode treinar a sua equipe e prepará-la para esse novo tipo de trabalho.

Se a sua ideia é se preparar para poder começar com as restaurações, o Senai oferece o curso de “Técnico em Móveis”, apresentando diversas técnicas. Também é possível encontrar opções online, como no site Domestika. Ou seja, é só querer começar.

Invista em novos trabalhos para sua marcenaria

Com novas aptidões e novas técnicas sendo oferecidas na sua marcenaria, você atrai mais clientes e desbrava um novo mercado.

Quer mais dicas para investir na sua marcenaria?

Deixe seu comentário