Está pensando em dar os primeiros passos em um novo negócio? A gente ajuda você!
Se você tem facilidade no manejo de MDF e está pensando em fazer disso um negócio, é muito importante se planejar. Afinal, não basta ser bom em algo para garantir o sucesso de um empreendimento, principalmente em um tempo em que há tanta competição no mercado.
Organização é a palavra de ordem e faz toda a diferença para quem quer realmente ver bons resultados no seu trabalho como empreendedor.
Uma grande vantagem da área da marcenaria é o fato de que os móveis – sejam eles planejados ou em linha de produção – são uma necessidade frequente do consumidor, que procura renovar ambientes, construir novos espaços e aumentar a capacidade de armazenamento.
Dicas essenciais para começar uma marcenaria
Confira os primeiros passos para dar sequência na sua marcenaria e fazer isso com a maior possibilidade de sucesso:
1. Faça um plano de negócio
O plano de negócio é importante para qualquer tipo de empresa e deve ser desenvolvido com investimento de tempo e atenção. Há muitas decisões a serem tomadas sobre como você espera que sua marcenaria cresça e o que deseja alcançar.
Você precisa, em primeiro lugar, escolher uma área de atuação. No ramo da marcenaria há diversas opções, como planejados, imóveis para ambientes específicos, carpintaria, entre muitos outros. Isso te ajuda a saber como se especializar para atingir um nicho específico.
Alguns fatores que devem fazer parte do seu plano de negócio são:
- Sumário executivo: declaração de missão, produto ou serviço, informações básicas do negócio – como funcionários, organograma e localização.
- Descrição do negócio: informações detalhadas sobre a marcenaria, incluindo os problemas que deseja resolver no mercado e vantagens competitivas.
- Análise de mercado: pesquisa sobre a indústria, tendências de mercado e possíveis competidores.
- Organização e gerenciamento: como sua marcenaria será estruturada e quem vai gerenciá-la.
- Serviço ou linha de produtos: que tipos de produtos e serviços você vai oferecer.
- Marketing e vendas: estratégias de venda, incluindo como atrair e manter clientes.
- Orçamento: de quanto você precisa para manter o negócio funcionando pelos próximos cinco anos, incluindo a necessidade de empréstimos e os planos de pagamento.
- Projeções financeiras: se você já trabalha na área, consegue ter uma ideia de ganhos e gastos para uma marcenaria. Organize esses valores.
- Apêndice: qualquer tipo de documento de suporte, como histórico de crédito, fotos de produtos ou patentes, cartas de referência, licenças, permissões, entre muitos outros.
Podem parecer muitas informações, mas elas são essenciais para começar a organizar um negócio. Não se assuste – procure mais informações sobre cada tópico e invista tempo em seu desenvolvimento.
2. Crie uma marca
É preciso criar uma identidade para sua marcenaria, para que as pessoas saibam como te encontrar quando estiverem procurando pelo seu tipo de serviço. Isso significa que os consumidores precisam saber quem você é, por isso você precisa de uma marca.
Escolher um nome pode ser complicado, já que precisa ser alo que as pessoas se lembrem com facilidade e que tenha algum tipo de relação com a sua marcenaria. Também é importante tentar ir além das opções que já existem. Pense na sua realidade e no que faz sentido para você.
Com o nome escolhido, registre-o e formalize sua empresa. Você pode procurar um profissional para criar um logotipo – ele estará em suas comunicações e também será um elemento que ajudará o público a identificar o seu trabalho.
3. Compre algumas ferramentas
Quais ferramentas você já tem para começar a produção de móveis? É necessário investir em outras? Não se preocupe em equipar sua marcenaria logo no início, foque no que é essencial para começar. Com o tempo, é possível investir em outras ferramentas e maquinários.
Entre essas questões, vale pensar em como seus produtos serão entregues. Você já tem um veículo que serve para esse tipo de logística? Se não, como serão feitas as entregas? Defina se haverá um serviço terceirizado.
4. Invista na presença digital
Por fim, vale muito a pena, logo no começo, investir na presença digital da sua marcenaria. Além dos métodos tradicionais de propaganda, como jornais, outdoors, revistas, também é preciso contar com um site e contas nas redes sociais.
Essas plataformas precisam de boas imagens e atualizações frequentes. Você pode dar uma olhada no que outros marceneiros mais experientes já fazem para se inspirar. Com o crescimento do seu negócio, contratar um profissional de marketing digital pode ser uma ótima opção.
Você pode ir além do que imagina
Essas são dicas simples para te ajudar a dar os primeiros passos no desenvolvimento da sua marcenaria. Eles te permitem começar com organização e planejamento, permitindo alcançar o maior número de clientes quanto for possível e crescer. Além de seguir os passos mencionados, invista em você como profissional e expanda suas habilidades. Essa combinação, certamente, te trará ótimos resultados.
Quer começar o ano na sua marcenaria com o pé direito? Confira algumas dicas para se organizar!