Prateleiras: do básico ao inovador para todos os tipos de projetos

prateleiras_basicoinovador_jkmadeiras
Peças simples e que utilizam uma quantidade pequena de madeira podem fazer uma grande diferença nos mobiliários da sua marcenaria

Na hora de projetar um ambiente ou pensar em móveis planejados, duas questões costumam ser essenciais: armazenamento e decoração. Ou seja, as necessidades de organização e de compor cenários visualmente harmonioso caminham juntas nas soluções que se encaixam para cada cliente.

Nesse sentido, uma peça simples pode ser uma grande aliada do marceneiro na hora de criar projetos incríveis e que respondam exatamente aos desejos dos consumidores: as prateleiras. Tidas, muitas vezes, como um detalhe, elas podem ser o diferencial para um ambiente completo.

Por isso, separamos alguns modelos para inspirar você e criar referências de estilo e funcionalidade. Assim, você pode ir do básico ao inovador em qualquer projeto.

Prateleiras para todos os gostos

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, é importante categorizar prateleiras básicas e peças totalmente diferentes.

Peças básicas

Embutidas

Um modelo comum, mas que cria um impacto em qualquer ambiente são as prateleiras embutidas. Elas podem aproveitar paredes nas salas, quartos e banheiros. Ou, até mesmo, fazerem parte de uma despensa de cozinha. Sua grande vantagem é aproveitar espaços que não seriam utilizados de outras maneiras. A instalação, por mais que pareça complicada, na verdade é muito simples e é feita com um suporte de fixação coberto pela própria prateleira.

Mão francesa

Outro clássico, a prateleira com mão francesa combina beleza e resistência, se tornando uma opção perfeita para armazenamentos. Áreas de serviço e escritórios se beneficiam muito desse modelo, que também pode ter peças mais básicas ou mais requintadas.

Com suportes e trilhos

Ainda um modelo básico, mas que cria novas possibilidades, há também as prateleiras fixadas com suportes e trilhos. Elas permitem compor diversas peças em alturas diferentes, criando algo que se encaixe exatamente no desejo e nas necessidades daquele cliente. Sua aplicação também é simples, consistindo em trilhos verticais com travas, onde são fixadas as prateleiras.

Peças diferenciadas

Escadas

Aqui, já temos duas opções diferentes e completamente inovadoras: a primeira se trata de prateleiras que vão até o teto e contam com trilhos metálicos, onde se encaixa uma escada para acessar os níveis mais altos. Ideal para montar bibliotecas e escritórios. Já a segunda se trata de aproveitar o espaço de uma escada para “encaixar” prateleiras. Nesse caso, as peças embutidas são uma ótima pedida e criam um visual moderno e muito bonito.

Preenchimento de espaços

Graças à sua versatilidade de tamanho e encaixe, as prateleiras se encaixam em qualquer lugar, por isso são ótimas para preencher espaços em um projeto. Tem um canto que acabou “sobrando” na sala? Inclua prateleiras. Certamente, elas darão um ar diferenciado e ainda mais completo.

Cantos em L

Falando em cantos, eles podem se beneficiar muito da instalação de uma bela prateleira. Inclusive, é possível criar peças em formato L, que aproveitam cada espaço de maneira inteligente.

Caixas recortadas

Não são só os cantos internos que podem se beneficiar dessas peças. Os externos ficam ainda mais bonitos com as caixas recortadas, que funcionam praticamente como nichos encaixados nos bicos das paredes. Além de serem ótimas para pequenos objetos, elas mostram um ambiente realmente planejado.

Baixas

Por fim, não é só no alto que as prateleiras ficam. Investir em peças mais baixas também pode criar um grande impacto, fazendo até mesmo o papel de um móvel embutido nas paredes.

Crie novas possibilidades em seus projetos

Independentemente do tipo de prateleira escolhido, uma coisa é certa: elas criam ambientes completos, modernos e ainda mais bonitos em qualquer projeto. Por isso, invista nessas peças, crie novas possibilidades e atraia ainda mais clientes para sua marcenaria.

Quer mais dicas para criar projetos incríveis na sua marcenaria?

Deixe seu comentário