Como usar MDF em ambientes comerciais

Como usar MDF em ambientes comerciais: balcões, displays e soluções criativas

Extremamente versátil, o MDF se adequa também a projetos comerciais, apresentando ótimos resultados

O uso do MDF em ambientes comerciais e corporativos já se consolidou como uma solução inteligente, econômica e altamente adaptável. Afinal, este material, antes associado apenas ao mobiliário residencial, é extremamente versátil, se enquadrando perfeitamente também em outros cenários.

Trata-se, portanto, de uma possibilidade a ser explorada por sua marcenaria. Mas o que exatamente pode ser oferecido para empresas que buscam aliar estética, funcionalidade e custo-benefício na hora de montar ou reformar espaços?

A escolha do material em um projeto comercial deve ser pautada além da beleza, uma vez que impacta diretamente a durabilidade, a manutenção e, claro, o orçamento final. 

Dentro deste cenário, o MDF se destaca por apresentar uma série de vantagens cruciais para o ambiente de negócios.

Por exemplo:

O MDF é feito de fibras de madeira compactadas, o que resulta em uma superfície lisa e homogênea. 

Isso permite que ele receba diversos tipos de acabamentos (pintura, laminados melamínicos, laca, revestimentos vinílicos, etc.) em uma vasta gama de cores e texturas.

Sua composição densa e uniforme facilita o corte, a furação e, principalmente, a usinagem em CNC. 

Ou seja, é possível criar formas curvas, recortes complexos e detalhes personalizados, essenciais para displays e balcões que precisam se destacar, por exemplo.

Em comparação com a madeira maciça ou outros compensados, o uso do MDF em ambientes comerciais e residenciais apresenta um custo mais acessível, mantendo uma excelente resistência e durabilidade quando bem especificado e instalado.

É um material extremamente vantajoso e financeiramente mais atrativo, o que otimiza qualquer orçamento.

Muitos fabricantes de MDF, incluindo os fornecedores da JKV Madeiras, utilizam madeira de reflorestamento, tornando-o uma escolha mais ecologicamente consciente.

O potencial criativo do MDF em ambientes comerciais é realmente vasto, com ele tendo o poder de transformar a identidade visual das marcas em elementos físicos de alto impacto.

Entre as possibilidades que você pode trabalhar, estão:

O balcão é nada menos que o cartão de visitas de qualquer negócio, sendo que, com o MDF, você pode ir além do formato retilíneo tradicional e surpreender quem contratar seus serviços.

Sugira e use, por exemplo:

A facilidade de usinagem do MDF permite a criação de balcões com ângulos suaves e formatos sinuosos, quebrando a rigidez de um escritório ou de uma loja e transmitindo uma sensação de acolhimento.

Use o MDF cru como base e aplique painéis de MDF em cores vibrantes, amadeirados ou com textura para criar um balcão de destaque, que harmonize com a identidade visual da marca.

Incorpore fitas de LED nas bordas ou sob o tampo do balcão, aproveitando a precisão do corte do MDF para criar sulcos discretos e um efeito visual moderno.

Em lojas e pontos de venda, os displays são cruciais para a experiência do cliente e para a organização de produtos.

Nesse sentido, indicamos que você explore com seus clientes as seguintes possibilidades:

Crie módulos de MDF que possam ser movidos e reconfigurados conforme a necessidade da troca de estoque, por exemplo. O MDF permite a construção de encaixes e prateleiras ajustáveis.

Utilize o MDF para criar displays com a forma do produto que está sendo promovido, ou mesmo que remetam à história da marca, algo que seria difícil e caro de fazer com outros materiais.

Substituir o uso de paredes simples como fundo por painéis vazados de MDF contendo o logotipo da empresa, por exemplo, é uma ótima forma de impactar o público, fornecendo uma área fotogênica para os produtos ou mesmo uma área de espera mais atrativa. 

O MDF em ambientes comerciais também serve como um poderoso elemento estrutural e decorativo. 

Se tratando especificamente deste ponto, estas são as possibilidades que sua marcenaria pode explorar:

Crie painéis de MDF cortados a laser com desenhos geométricos ou arabescos: eles funcionarão como divisórias sem bloquear totalmente a luz, o que é ideal para separar áreas de trabalho sem isolar o ambiente.

Utilize painéis ripados de MDF para criar uma textura sofisticada em uma parede principal, elevando instantaneamente a percepção de valor do espaço.

Além disso, outras dicas que merecem atenção, para garantir o sucesso do uso de MDF em ambientes comerciais e corporativos, incluem:

  • Sempre fazer a aplicação das fitas de borda, para um acabamento impecável e maior proteção para a peça;
  • Aplicar reforço estrutural em peças que ficarão sob o peso considerável de equipamentos e produtos;
  • Otimizar o corte das chapas, minimizando o desperdício e potencializando as formas criativas sem elevar desnecessariamente o custo.

E, claro: adquirir sua matéria-prima com quem entende do assunto!A JKV Madeiras está pronta para ser sua parceira. Oferecemos uma vasta linha de chapas de MDF com a melhor qualidade e variedade de acabamentos do mercado, garantindo que seu projeto comercial não apenas funcione, mas também inspire.

Aproveite e conheça toda a nossa linha de produtos a pronta entrega