Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença para criar ambientes mais organizado e ainda diminuir gastos
Normalmente, é no final ou no começo do ano que tiramos um tempo para rever os erros e acertos dos últimos meses e fazer uma grande faxina para reorganizar tudo e poder fazer diferente no que período que está por vir. Em casa, isso permite que possamos aproveitar tudo o que temos de maneira inteligente e nos livrar daquilo que não usamos. Mas essa organização pode ser feita em qualquer outro ambiente, como na sua marcenaria, por exemplo.
Ao pensar em como as coisas aconteceram no último ano, você percebeu alguns resultados indesejados na sua empresa? Viu que algumas coisas poderiam ter acontecido de maneira diferente ou que pequenas mudanças poderiam ter feito uma grande diferença? Isso tudo é sinal de que há melhorias a serem feitas e que é hora de parar para colocar as coisas no lugar.
Isso não ajuda só a ter um ambiente melhor para trabalhar, mas também promove um melhor aproveitamento de todos os recursos que você já tem e clareia a sua visão com relação aos investimentos necessários para o futuro.
A boa notícia é que algumas questões simples podem fazer toda a diferença nesse processo de “renovação” da sua marcenaria. Assim, você garante que vai começar o novo ano com tudo o que precisa para ter mais sucesso.
Como organizar sua marcenaria
Separamos os passos mais importantes para começar sua organização:
1) Relacione tudo que você tem
A primeira coisa a se fazer é criar uma lista com tudo o que você tem em sua marcenaria: materiais, ferramentas, maquinários. Tire um tempo para colocar no papel tudo o que já faz parte do seu ambiente de trabalho. Com essa lista pronta, analise como tem sido o uso de cada uma dessas peças. Coloque as que fazem parte do seu dia a dia em um mesmo ambiente. Já as que estão paradas há mais de seis meses, separe em outra área para fazer uma análise futura.
Determine um tempo para fazer a nova análise e entender se é preciso dar um novo destino a algumas coisas.
2) Faça uma boa limpeza
Seja qual for o tipo de empresa, a limpeza é essencial para facilitar o dia a dia de trabalho, manter a boa saúde dos funcionários e ainda garantir a durabilidade do maquinário. Por isso, aproveite esses primeiros dias do ano para fazer uma grande faxina em cada parte da sua marcenaria. Limpe ferramentas, máquinas. Higienize cada ambiente. Deixe tudo o mais limpo possível. Você pode aproveitar que novos pedidos ainda não chegaram para fazer essa parte do processo e estar preparado para qualquer projeto.
3) Crie uma rotina para conservação da limpeza
A limpeza é tão importante para um ambiente de trabalho, que deve ser sempre mantida. Ainda mais em uma marcenaria, onde o pó de madeira e outros resíduos costumam ser sempre presentes. Além de fazer uma grande limpeza para começar o novo ano, organize-se para manter uma rotina de conservação.
Responder a algumas perguntas podem te ajudar nesse sentido:
- Que tipo de limpeza é necessária para garantir a segurança das pessoas e facilitar o uso e manutenção dos equipamentos?
- O que é preciso para ter qualidade de vida no ambiente de trabalho?
- Como a higiene contribui para melhorar a qualidade do produto e da produção?
- Ao fazer a faxina, nota-se algum problema de manutenção nos equipamentos?
A partir disso, fica mais fácil criar algumas normas e funções para manter a higiene sempre em ordem.
4) Mantenha o fluxo
Ninguém melhor do que você para saber como funciona cada processo da sua marcenaria. Isso pode ajudar a entender como o maquinário deve ser posicionado para facilitar o trabalho. Se uma peça é cortada, furada e, só então, recebe as fitas de borda, o fluxo deve funcionar dessa mesma maneira. Então, pense em como é seu processo de produção e garanta que tudo está organizado para que ele flua da melhor maneira possível e de uma forma que faça sentido.
5) Organize suas ferramentas
Além da organização dos maquinários, também é muito importante ajustar as suas ferramentas. Carrinhos e maletas podem ser essenciais nesse sentido, separando aquilo que é de uso diário, o que é usado em transporte – para montagens nas casas dos clientes, por exemplo – e o que não precisa ficar em tão fácil acesso.
6) Ajuste seu estoque de maneira inteligente
Por fim, chegamos ao estoque. Ao que você tem guardado de matéria-prima. Com a primeira lista em mãos, de tudo o que você tem na sua marcenaria, fica mais fácil fazer essa parte do processo. Assim, você já tem uma visão mais clara do que é mais utilizado, das peças mais pesadas, daquilo que não é preciso ter em grande quantidade e do que precisa ser adquirido com frequência.
Com essas informações, organize o estoque de maneira inteligente e que faça sentido para sua rotina de trabalho. Etiquetas de identificação e prateleiras são grandes aliadas nesse processo.
Comece o novo ano com o pé direito
Se organizar é a melhor maneira de começar bem um novo ano. É como afiar bem um machado para estar preparado para o momento de cortar madeira. Por isso, além de garantir que todos esses processos sejam realizados na sua marcenaria, procure manter a disciplina para que as coisas não saiam do controle ao longo do tempo.
Isso tudo melhorará a rotina de trabalho no seu negócio, evitará desperdícios e gastos desnecessários, além de melhorar o serviço prestado a seus clientes.
Quer mais dicas para manter um bom trabalho na sua marcenaria? Fique atento aos conteúdos da JK Madeiras!