Com as dicas deste conteúdo, garantir que cada móvel produzido em sua marcenaria tenha acabamento impecável se torna muito mais fácil!
No universo da marcenaria, a busca pela perfeição é um dos fatores que mais diferenciam e destacam um bom profissional. E, para o marceneiro que preza pela excelência, saber aplicar laminados em MDF de forma impecável é um requisito básico para entregar móveis que não apenas encantam visualmente, mas também possuem uma durabilidade muito maior.
Afinal, bolhas, descolamentos e imperfeições nas bordas são os principais inimigos do acabamento de alto padrão, sendo que evitá-los exige técnica, paciência e o uso correto dos materiais, conforme explicado no conteúdo a seguir.
As vantagens do uso de laminados na marcenaria
Antes de falarmos especificamente sobre como evitar bolhas e imperfeições durante o processo de fabricação dos seus móveis, é importante reforçarmos que as fórmicas (também chamadas de laminados decorativos) e as lâminas de madeira natural ou pré-compostas oferecem uma versatilidade que o MDF revestido de fábrica nem sempre alcança.
Quando bem aplicados, portanto, os laminados oferecem vantagens como:
- Resistência: são conhecidos por serem extremamente resistentes a impactos, umidade e calor, sendo ideais para bancadas de cozinha e áreas comerciais;
- Personalização: permitem combinações de cores e texturas que não existem em chapas de MDF de baixa pressão, fazendo com que cada projeto seja único;
- Renovação: possibilitam “dar vida nova” a estruturas de MDF cru, transformando uma peça simples em um móvel de luxo, por exemplo;
- Durabilidade: quando bem aplicados, protegem o miolo do MDF contra a estufagem causada pela umidade, especialmente em ambientes como banheiros.
Mas, claro, para obter todas essas vantagens, é preciso que você saiba como fazer a aplicação correta do laminado, a fim de evitar imperfeições. E é sobre isso que trataremos no próximo tópico.
Como aplicar laminados em MDF com perfeição
Para evitar as temidas bolhas e garantir uma aderência total, o processo de aplicação deve ser rigoroso, com devida atenção à preparação da superfície e ao tempo de cura da cola utilizada.
Atente-se a esses pontos:
1. A limpeza e a preparação da chapa
Antes de iniciar, certifique-se de que a chapa de MDF está totalmente livre de poeira, serragem ou resquícios de gordura, pois qualquer sujeira sob o laminado pode se transformar em um relevo visível ou impedir a colagem perfeita.
O ideal é fazer uma limpeza utilizando um pano seco ou levemente umedecido com álcool isopropílico.
2. A escolha e a aplicação da cola
A cola de contato é a mais utilizada para aplicar laminados em MDF, sendo que o segredo para o seu uso está na uniformidade.
Para obtê-la, use uma espátula dentada fina para espalhar a cola tanto no MDF quanto no verso do laminado e lembre-se de nunca juntar as peças enquanto a cola estiver líquida.
Espere entre 15 a 20 minutos (dependendo da umidade relativa do ar) para fazer a junção. O ponto ideal é quando você toca a cola com o nó do dedo e ela não gruda na pele, mas apresenta resistência.
3. A junção em si
Para evitar bolhas de ar presas, uma ótima dica é utilizar ripas de madeira ou “palitos” de separação sobre o MDF.
Coloque o laminado sobre as ripas, alinhe a peça e vá retirando as ripas uma a uma, do centro para as extremidades. Isso garante que o ar seja expulso conforme as superfícies se tocam.
Dicas de finalização e acabamento para um móvel impecável
O acabamento é onde o móvel de fato ganha sua identidade e, se a aplicação foi bem feita, a finalização servirá para selar a qualidade do trabalho.
Estas são as dicas que todo marceneiro deve seguir, nesse sentido:
- Utilizar um rolo de pressão para criar uma junção permanente;
- Retirar o excesso do laminado;
- Utilizar uma lima para ajustar os cantos, evitando quinas “afiadas”, e para evitar que o laminado apresente lascas no futuro;
- Remover excesso de cola nas bordas com solvente específico.
E aqui vai uma dica extra, igualmente importante principalmente para marceneiros iniciantes: em dias muito úmidos, evite aplicar laminados em MDF. Isso porque a umidade pode ficar retida sob a superfície, causando bolhas meses depois que o móvel já estiver na casa do cliente.
Iniciativas simples, que garantem móveis excelentes
A entrega de um móvel com acabamento impecável é uma das melhores estratégias de marketing que um marceneiro pode ter a seu favor, e o domínio da técnica de aplicar laminados em MDF atua a favor de qualquer marcenaria.
Afinal, elimina retrabalhos caros e garante a satisfação total do cliente, que perceberá o valor agregado e certamente fará novas compras e/ou indicará o local para outras pessoas.
Portanto, foque em praticar e aprimorar essa aplicação, lembrando que seus clientes podem não entender sobre os bastidores do seu negócio e sobre o universo da marcenaria de modo geral, mas certamente sentirão a diferença de um móvel feito com precisão e cuidado artesanal, com uma durabilidade muito maior!
2026 está apenas começando: conheça as tendências em móveis planejados para esse ano