Entenda o que é importante considerar na hora de precificar os móveis que você produz da maneira correta
Uma das principais questões consideradas pelos consumidores na hora de escolher um produto é o seu preço. Ainda que a qualidade fale muito alto, se o valor não é condizente, duas coisas podem acontecer: o público procura outras opções ou o fabricante acaba tendo prejuízos.
Na marcenaria, não é diferente. É preciso fazer todas as considerações e ajustes para chegar a números que atraiam os clientes e, ainda, valham a pena para o seu negócio.
O que considerar na hora de definir preços?
A precificação correta depende de diversos fatores, mas três deles fazem a maior diferença. Conheça-os:
1. Custos operacionais
Em primeiro lugar, é preciso considerar quanto custa para produzir a peça em questão. E isso envolve o que chamamos de custos operacionais. Ou seja, em primeiro lugar, quanto de matéria-prima é utilizada na produção? Há produtos de custo elevado sendo utilizados? Há exclusividade em algum sentido?
Mas, não para por aí. Também é importante ter em mente outros custos de funcionamento da marcenaria, que mantém a operação em funcionamento. Esses custos podem ser fixos – como contas de água e luz, salários dos funcionários, aluguel, entre outros – ou variáveis – como compra de ferramentas, manutenção de maquinários e outras questões.
Assim, o primeiro passo é considerar todos esses números.
2. Margem de lucro
Com todo o custo operacional definido, chega a hora de pensar em quanto você deseja ganhar na produção das suas peças. Isso se faz através da definição de uma margem de lucro, ou seja, da diferença entre o custo de produção e o lucro. Esse número define a rentabilidade da sua marcenaria.
Aqui, o equilíbrio é essencial, já que valores muito altos podem afastar clientes e valores muito baixos podem ser sinônimo de um negócio que não vai para frente.
Por isso, vale checar quais as práticas do mercado e aquilo que já é praticado pelos concorrentes, sempre considerando a realidade da sua marcenaria para chegar a números realistas.
Normalmente, se você está começando, é natural ter uma margem um pouco mais baixa, ainda que competitiva. Com o tempo é um trabalho mais consolidado, esse valor vai aumentando.
3. Realidade do mercado
Por fim, é essencial conhecer os valores praticados pelo mercado, ou seja, que são comuns a outras marcenarias e lojas de móveis na sua região. Isso se faz com uma pesquisa de campo mesmo, procurando compreender um pouco mais da realidade.
A ideia não é oferecer os mesmos preços, mas estar em uma média atrativa ao consumidor.
Além disso, essa pesquisa envolve datas comemorativas e promocionais do setor, permitindo que sua marcenaria esteja preparada para oferecer valores diferenciados.
Precificação equilibrada e o sucesso do seu negócio
Estar preparado para definir o preço dos seus produtos é essencial para garantir que a sua marcenaria seja competitiva e alcance mais clientes. Por isso, considere as dicas e faça um planejamento que tenha a ver com a sua realidade. Isso vai ser essencial para o sucesso dos seus negócios.
Você sabe quais as diferenças entre móveis planejados, modulados e sob medida?