Entenda como manter esse tipo de material para garantir que esteja sempre pronto para uso
A manutenção do estoque é uma questão extremamente importante em uma marcenaria. São diversos os materiais armazenados, que exigem atenção especial para garantir que sua qualidade se mantenha e que possam ser utilizados sem grandes problemas.
Para garantir que o estoque esteja sempre bem organizado e preservado, é essencial estar atento aos cuidados com cada tipo de material, especialmente as placas de MDF.
Sem uma atenção especial, o MDF pode acabar empenando, arqueando, embolorando ou mofando – fazendo com que fique avariado e não possa ser utilizado. Ou seja, sem os devidos cuidados de armazenamento, você pode perder placas de MDF na sua marcenaria, o que traz prejuízo de tempo e dinheiro.
6 dicas para armazenar placas de MDF
Na hora de organizar suas placas de MDF no estoque, vale considerar algumas dicas especiais:
1. Transporte
Os cuidados com o armazenamento das placas de MDF começam no transporte. Afinal, é nele que começa todo o processo, principalmente quando é o próprio marceneiro que leva o material da loja até a marcenaria. Nessa etapa, é muito importante garantir que as placas estejam empilhadas e fixadas, evitando que acabem se arrastando e raspando umas nas outras.
Escolher uma boa loja de materiais como parceira também é essencial, já que a entrega pode ser realizada por ela, que já tem experiência no assunto e as ferramentas certas para o transporte.
2. Armazenamento horizontal
Na hora de organizar as placas no estoque, duas questões são importantes: colocá-las sobre uma base nivelada e na horizontal. Isso vai garantir que permaneçam bem alinhadas e não sofram avarias.
3. Umidade
A umidade é uma grande inimiga do armazenamento de MDF. Ela é a responsável por situações com mofo e bolor, além de causar empenamentos. Por isso, o local onde as placas serão guardadas precisa estar longe de umidade, ser seco e bem arejado.
4. Variação de temperatura
Outra questão importante a se ficar atento é a variação de temperatura – que também deve ser evitada no ambiente onde ficam as placas de MDF.
5. Instruções do fabricante
Por fim, é muito importante estar atento às instruções que o próprio fabricante dá com relação ao armazenamento das placas. Com acabamentos e revestimentos diferentes, podem ser necessários alguns cuidados específicos. Essas informações podem estar disponíveis no site do fabricante.
Vale a pena investir em um bom armazenamento
Cuidar do estoque das placas de MDF é garantir que sua marcenaria sempre terá materiais quando precisar deles – e evitar gastos desnecessários com a compra de mais matéria-prima. Por isso, fique atento a essas dicas especiais e tenha tudo que precisa sempre em mãos.
Quer mais dicas para uma boa manutenção de estoque? A gente conta para você!