inovações no mercado de móveis planejados

Como acompanhar as inovações no mercado de móveis planejados

A atualização constante é uma das melhores formas de se manter à frente dos concorrentes, conquistando cada vez mais clientes

Podemos dizer que a marcenaria, de modo geral, está sempre evoluindo e inovando, cabendo ao marceneiro moderno não ser apenas uma espécie de artesão, mas também um empreendedor que precisa estar atento a um ambiente de negócios dinâmico e altamente competitivo, acompanhando o mercado de móveis planejados, por exemplo, com proximidade e atenção.

E é justamente este o tema deste artigo.

Nele, te daremos as principais dicas de como acompanhar as inovações deste mercado, para conseguir não só se manter atualizado, mas, também, se destacar dos concorrentes e surpreender cada vez mais seus clientes.

Boa leitura!

Na sua rotina, design e tecnologia se cruzam o tempo todo, podendo mudar significativamente ano a ano, conforme inovações e novas tendências surgem.

Logo, ficar parado, sem se atualizar, significa perder clientes e oportunidades. A atualização contínua acaba sendo uma necessidade estratégica para qualquer marceneiro, sendo indispensável por oferecer vantagens como:

Os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca e buscam soluções que vão além do básico, desejando ferragens inteligentes, sistemas de abertura sofisticados, materiais ecologicamente corretos e designs que sigam as últimas tendências de cores e texturas. 

Se o marceneiro não conhece essas novidades, ele perde a capacidade de oferecer o projeto ideal e, consequentemente, perde o negócio para um concorrente mais antenado.

As inovações no mercado de móveis planejados não estão apenas no acabamento: elas englobam também as máquinas, os softwares de projeto e os processos de produção. 

Adotar novas tecnologias e métodos de trabalho pode aumentar significativamente a eficiência do seu negócio, reduzir o desperdício de material e otimizar o tempo de entrega, impactando diretamente a margem de lucro.

Em regiões com alta concentração de marceneiros, a inovação acaba sendo o principal fator de diferenciação. 

Nesse cenário, oferecer um material exclusivo ou um serviço de consultoria de design baseado nas últimas pesquisas de mercado, por exemplo, posiciona sua marcenaria como uma empresa de vanguarda, permitindo, inclusive, a prática de preços mais competitivos devido ao valor agregado percebido.

Estar atualizado, portanto, permite que você não apenas atenda à demanda que recebe, mas que a crie, sugerindo soluções de que o cliente nem sabia que precisava.

A proatividade é o segredo. O que significa que você não deve esperar que as novidades cheguem até você, mas sim criar um sistema estruturado para buscá-las ativamente. 

A seguir, apresentamos as principais dicas que irão transformar sua rotina em uma jornada contínua de aprendizado e inovação:

A experiência presencial é insubstituível, sendo as feiras e congressos verdadeiros laboratórios de tendências. Diversos fornecedores costumam ter seus próprios eventos, em formatos de workshop, por exemplo, onde demonstram as aplicações de seus lançamentos. 

Esses encontros são ótimas oportunidades para trocar experiências com outros marceneiros e profissionais diversos, ampliando sua rede de contatos e descobrindo soluções práticas para problemas comuns.

O mercado de móveis planejados pode mudar de direção, conforme citado anteriormente, e entender as mudanças é fundamental para o planejamento estratégico.

Por isso, acompanhe estudos e relatórios divulgados por associações do setor moveleiro e da construção civil, pois estes documentos trazem dados valiosos sobre o crescimento do mercado, o perfil do consumidor e as tendências de investimento em tecnologia.

Indo além dos móveis em si, temos também as grandes empresas de tintas, painéis e laminados (como a Pantone e empresas de painéis de madeira) que publicam anualmente relatórios sobre as cores e texturas que serão tendência.

Além disso, pesquise também sobre a ascensão de conceitos diversos, como “casa inteligente”, bem como sobre espaços multifuncionais e a importância da sustentabilidade. Trata-se de algo de extrema importância, pois todos esses temas influenciam diretamente o tipo de móvel que o cliente está disposto a comprar e, consequentemente, o tipo de demanda que poderá aparecer em sua marcenaria.

Por fim, temos a internet como uma fonte inesgotável de informação sobre qualquer assunto, incluindo as inovações do mercado de móveis planejados. 

Perder horas navegando por ela, porém, não é o ideal. Por isso, crie uma rotina para consumir conteúdo relevante, adotando iniciativas como:

  • Manter uma lista de sites e blogs de arquitetura, marcenaria e design de interiores, para ler sempre que possível;
  • Seguir perfis de fornecedores, designers e até mesmo outros marceneiros nas redes sociais, incluindo profissionais de outros países;
  • Acompanhar canais do Youtube que mostram a aplicação prática de novos produtos e técnicas;
  • Acessar plataformas de ensino à distância que oferecem cursos sobre softwares de projeto 3D, gestão de marcenaria, novas técnicas de acabamento e outros assuntos pertinentes ao setor.

Ao incorporar essas dicas em sua rotina profissional, você transformará sua marcenaria em um negócio resiliente, capaz de sempre atender plenamente às demandas mais atuais do mercado de móveis planejados.

E lembre-se: no blog da JKV Madeiras existem muitos outros artigos com dicas e novidades escolhidos cuidadosamente para te ajudar a crescer e se diferenciar. 

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