Do primeiro contato ao pós-venda, cada cliente deseja e precisa se sentir ouvido. Veja como tornar isso possível
No dia a dia de uma marcenaria, o atendimento ao cliente definitivamente não pode ficar em segundo plano. Afinal, por maiores que sejam as demandas desse tipo de empreendimento, é preciso investir tempo e esforços para que os clientes se vejam como protagonistas, pois assim se tornarão verdadeiros promotores da sua marca.
Em outras palavras: é impossível ter clientes fidelizados sem que eles sejam bem atendidos.
Abaixo, apresentamos o que deve ser feito para que isso seja realidade no seu negócio.
Principais iniciativas um bom atendimento ao cliente na sua marcenaria
Desejar bom dia e boa tarde, manter o sorriso no rosto – essas iniciativas, entre outras, são praticamente obrigatórias na hora de atender alguém e nas marcenarias não seria diferente.
Porém, quando o foco está na fidelização, é preciso ir além.
Veja alguns exemplos que devem ser colocados em prática hoje mesmo para fidelizar clientes e vê-los indicando o seu negócio para outras pessoas:
- Personalize o atendimento
Cada pessoa tem seus gostos, suas necessidades e suas particularidades em relação a espaço, o que leva à importância de ter uma escuta atenta e se adaptar àquilo que o cliente realmente precisa no momento.
Não é apenas ouvir, é compreender expectativas e, quando necessário, saber sugerir alternativas de soluções que, mesmo indo contra o que o cliente idealizou, farão mais sentido e apresentarão melhor custo-benefício.
- Leve o cliente para dentro do projeto
Essa iniciativa diz respeito a fazer com que o cliente realmente sinta que está fazendo parte do processo. Então, não abra mão de explicar detalhadamente as escolhas e, também, de apresentar os materiais que serão utilizados.
Conhecendo os detalhes da execução, bem como a qualidade e a durabilidade da matéria-prima, aumentam as chances de que cada cliente queira se tornar fiel à sua marca.
Para que isso seja possível, porém, tenha fornecedores confiáveis e treine sua equipe constantemente.
- Comunique-se de forma clara
O atendimento ao cliente na marcenaria pode ser composto por termos que não são do conhecimento do público em geral, sendo importante explicá-los, para evitar confusões na comunicação.
A clareza deve estar presente também nas etapas e progressos que estão sendo feitos: o cliente precisa estar a par de tudo o que acontece envolvendo o seu pedido.
- Transmita uma imagem profissional
Transmitir profissionalismo envolve se mostrar como uma pessoa atualizada, que conhece as tendências e tem sempre as soluções mais criativas para oferecer. Por isso, prepare-se antes de cada atendimento e esteja pronto para oferecer as melhores soluções.
- Mantenha o capricho nos detalhes
O acabamento de cada móvel precisa ser impecável. Mas lembre-se de que seus clientes vão observar também outros detalhes que ajudarão a decidir se continuarão, ou não, comprando de você.
Isso inclui a organização do ambiente de trabalho e a limpeza após a montagem: detalhes que também fazem parte do atendimento como um todo.
- Seja comprometido com prazos
Poucas coisas desestimulam tanto um cliente quanto os atrasos na hora de receber o que comprou. Logo, se você quer de fato fidelizar alguém, um dos segredos é simplesmente cumprir com o prazo acordado. Isso mostra profissionalismo e respeito, fazendo com que cresça a confiança no seu trabalho.
Se algo não sair como o esperado, coloque em prática a dica de manter uma comunicação clara e informe o cliente assim que possível.
- Lembre-se que o pós-venda também é atendimento
Por fim, outra iniciativa que faz a diferença é tratar o pós-venda com a atenção que ele merece.
Manter contato, após recebimento e montagem do produto, demonstra que sua marca se preocupa com satisfação de modo geral, e não apenas com lucro.
Não são precisos grandes esforços nesse sentido: uma simples mensagem no WhatsApp, perguntando se saiu tudo como esperado, já tem um grande poder. Lembrando que você também pode aproveitar esse contato para pedir feedbacks sobre o atendimento: deles podem surgir depoimentos importantes para usar em seu site e redes sociais.
Investir em um bom atendimento é a chave para transformar o seu negócio
Além da fidelização, o atendimento ao cliente em sua marcenaria, quando bem feito, tem o poder de diferenciar o negócio diante da concorrência, entre outros benefícios.
O aumento do valor percebido, tanto nos produtos quanto nos serviços em si, por exemplo, será inevitável. Se você ainda não trabalha com as iniciativas acima, é hora de começar!
5 razões para investir no atendimento ao cliente na sua marcenaria!