Um dos pilares do marketing, definir o preço dos seus produtos e projetos com uma boa margem de lucro é essencial para manter a saúde das suas finanças e atrair clientes
O marketing é uma ferramenta essencial para empresas de todo tipo, já que ajuda a enviar a mensagem certa ao público certo, para que os esforços de venda sejam bem-sucedidos. Famoso já há alguns anos, o mix de marketing – ou os quatro Ps – representa algumas variáveis importantes para qualquer estratégia. Ele fala de produto, preço, praça e promoção. Ou seja, do que você vende, de quanto cobra do cliente pelo que vende, de onde oferece seu produto e de como o promove.
Todos esses fatores são extremamente importantes quando se trata de uma marcenaria, mas, por um instante, queremos focar em apenas um deles: o preço. Principalmente porque definir o valor das peças que você comercializa e dos projetos que você vende não tem a ver apenas com escolher um número que pareça justo, mas envolve diversas outras questões importantes que devem ser consideradas para atrair o consumidor e gerar lucro.
Para ter preços competitivos, por exemplo, é preciso conhecer bem o mercado – especialmente na região onde sua marcenaria se encontra -, saber quem seus concorrentes diretos e o que eles oferecem e identificar seus diferenciais para poder demonstrá-los.
Mas não é só isso. Separamos informações importantes para que você possa chegar aos preços certos para sua marcenaria e ainda calcular um lucro que te ajude a ter finanças saudáveis.
Como calcular o lucro sobre a vende de seus móveis planejados?
Precificar o seu trabalho da maneira incorreta pode levar à supervalorização ou a desvalorização dos produtos. O que, em qualquer um dos casos, acaba trazendo resultados ruins.
No caso da supervalorização, o que quer dizer que os valores estão muito mais altos do que deveriam estar, os clientes podem se afastar e acabar escolhendo a concorrência na hora de, efetivamente fechar um projeto. É muito importante considerar que a compra de um móvel planejado envolve pesquisa por parte do consumidor e que ele vai procurar os diferenciais da sua marcenaria, caso perceba que os preços estão inflados.
Quando há a desvalorização, basicamente o marceneiro paga para trabalhar. Ou seja, investe muito mais do que recebe, o que, a longo prazo, acaba levando à insustentabilidade do negócio. Jogar seus preços lá em baixo só para atrair os clientes e vencer a concorrência não é sinônimo de lucrar e ter esforços bem-sucedidos.
Supervalorização e desvalorização são diretamente influenciadas pela margem de lucro determinada. É ela quem pode variar de acordo com a vontade do marceneiro.
Por isso, é muito importante saber quais são os principais itens que devem ser considerados na hora de formar os preços dos móveis e projetos da sua marcenaria para, então, entender como chegar a uma boa margem de lucro. São eles:
- Custos de matéria-prima
- Despesas fixas – valor mensal da sua marcenaria (considerando aluguel, salários, etc)
- Despesas variáveis – como impostos, comissões, emergências
- Custos da sua mão de obra, considerando horas trabalhadas
Com esses fatores em mente, é preciso partir para o cálculo do preço, que pode ser feito de diversas maneiras diferentes. De maneira simplista, é só chegar ao custo de produção do produto – considerando a matéria-prima e as horas trabalhadas nele – para, então, somar as despesas da marcenaria (de maneira proporcional) e o lucro desejado.
E é claro que esse lucro precisa considerar as questões já citadas, como mercado, concorrência e diferenciais, e também precisa fazer sentido para que sua marcenaria consiga continuar se sustentando e gerando os valores necessários para pagamentos de salários e demais contas.
Uma maneira de chegar ao valor de lucro é com uma conta simples, sugerida pelo analista de negócios sênior do Sebrae, Moisés Carvalho. Com ela, multiplica-se o custo de produção do produto por dois e subtraem-se os custos de despesas.
Por exemplo, se um móvel custa R$ 100 para ser produzido, basta multiplicar esse valor, chegando a R$ 200. Deles, você subtrai os valores proporcionais de despesas fixas e variáveis. Supondo que se trata de 30% de despesas fixas e 15% de despesas variáveis, basta subtrair R$ 60 e R$ 30, chegando a R$ 110. Ou seja, R$ 10 acima do custo de produção. Esses R$ 10 representam a margem de lucro, que na comparação com os R$ 200, é de 5%.
Organize-se e garanta o bom funcionamento da sua marcenaria
Entender os custos que envolvem o seu negócio é essencial para fazer uma boa gestão da sua marcenaria e para oferecer produtos de qualidade com um preço justo. Por isso, coloque as contas no papel – ou em uma planilha – e chegue aos números que realmente fazem sentido para você.
Assim, você garante que se trabalho é valorizado e que os clientes estão pagando aquilo que realmente vale.
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