Algumas atitudes simples podem ser estratégicas para melhorar os processos de produção de móveis
Na hora de precificar qualquer produto, é preciso considerar algo importante: o tempo que se leva para produzi-lo. Essa é uma questão essencial em todo tipo de negócio, afinal não se pode deixar de lado que no mundo corporativo, não importa o tamanho da empresa, tempo é dinheiro.
Nas marcenarias não é diferente. Por isso, considerar estratégias de otimizar o tempo e poder produzir mais significa investir em maneiras de ganhar mais. Além, é claro, de melhorar os processos de produção e toda a rotina de trabalho.
Como melhorar a produtividade na sua marcenaria
Para te ajudar a criar as melhores estratégias de produção para sua marcenaria, separamos algumas dicas essenciais de produtividade – tudo para otimizar o tempo e impactar diretamente seus ganhos.
1. Organização
Não é só no momento da produção em si que a otimização é necessária, mas em todo o preparo que antecede cada processo. Em uma marcenaria, são diversas as ferramentas utilizadas para fins diferentes, e elas precisam estar sempre organizadas. Isso faz com que não se perca tempo procurando o acessório certo para cada necessidade.
Um painel de ferramentas sempre bem ajustado é uma ótima opção, já que facilita a visibilidade e ajuda a manter tudo no lugar.
2. Maquinário
Além de ferramentas, o marceneiro também usa muitos maquinários – e a maneira como estão dispostos faz toda a diferença nos processos de produção. É muito importante organizar as máquinas na sequência com que são utilizadas, evitando perda de tempo com deslocamento entre um equipamento e outro.
Cada marcenaria tem suas particularidades quando se trata das etapas de produção, por isso vale a pena observar a produção e organizar o maquinário de acordo com a realidade produtiva.
3. Manutenções
Costuma-se dizer que investir tempo afiando o machado significa fazer o trabalho de maneira mais eficaz. No caso dos equipamentos de uma marcenaria, as manutenções frequentes são o mesmo que afiar os machados. Quando não se dá essa atenção aos maquinários, eles podem ficar mais lentos e apresentar defeitos – o que é sinônimo de impacto negativo e pausas na produção. Por isso, manutenções regulares nunca são perda de tempo, na verdade representam o preparo para um trabalho mais eficaz e otimizado.
4. Colaboradores
Outra parte essencial dos processos de produção de uma marcenaria são os funcionários e colaboradores. Eles sabem bem o que pode estar impactando a cadeia produtiva, por isso pergunte. Tenha sempre reuniões de ajuste e peça ideias de como melhorar o trabalho em sua marcenaria. Isso ajudará a criar estratégias que vão de encontro com as necessidades específicas do seu negócio.
5. Estoque
Por fim, é preciso ter um estoque bem organizado, com o controle de todos os materiais que estão disponíveis. Assim, você não corre o risco de descobrir que não tem algum tipo de matéria-prima no momento em que precisar dela. Esse controle te permite se preparar para a produção e comprar qualquer material que seja necessário.
Organize seus processos e melhore a produção da sua marcenaria
Investir em estratégias para otimizar a produção da sua marcenaria te ajuda a usar melhor o tempo e a aumentar os seus ganhos – além de garantir a satisfação do cliente com entregas muito mais rápidas.
Parar um pouco para se organizar e se preparar antes de começar ao trabalho é uma maneira inteligente de desenvolver uma cadeia de produção muito mais eficaz.
Criar um projeto de marcenaria envolve pensar nos detalhes – e as cores fazem parte deles. Considere essas dicas especiais e garanta ótimos resultados!
Parte da organização de uma marcenaria envolve a organização das placas de MDF, para saber como fazer isso da melhor maneira possível clique abaixo