Esquadrejadeira e Seccionadora: quais as diferenças entre elas e como escolher a melhor opção para sua marcenaria

Esquadrejadeira e Seccionadora

Na hora de falar em equipamentos, é muito importante entender o papel de cada um deles na produção de um móvel

Que o maquinário é uma parte essencial da sua marcenaria, você já sabe. Afinal, são essas ferramentas que permitem criar peças das mais variadas com qualidade, agilidade e um resultado impecável.

Por isso, é essencial contar com os melhores equipamentos, priorizando sempre o que faz mais sentido para os usos da sua marcenaria. Afinal, as opções são diversas e é possível fazer ótimas escolhas.

Mas quando se fala em corte, quais as opções? Como determinar aquela que atende exatamente ao que você precisa em seus projetos? Para responder a essas perguntas, é muito importante conhecer um pouco mais sobre as esquadrejadeiras e seccionadoras. Elas podem funcionar muito bem complementando uma à outra, ou podem ser ótimos equipamentos individuais, dependendo do seu uso.

Esquadrejadeiras – tipos e usos

Quando se fala em corte em uma marcenaria, o primeiro equipamento que vem à mente são as esquadrejadeiras. Elas são essenciais para fazer cortes retos ou inclinados, e até em ângulo. Sua precisão traz muitos benefícios à produção de qualquer peça, já que facilita os outros processos, como a colagem da fita de borda, por exemplo, que é aperfeiçoada por um bom corte.

No entanto, na hora de pensar em uma esquadrejadeira, também é preciso conhecer os modelos disponíveis para fazer uma boa escolha. Com a evolução dos equipamentos, além do modelo mais comum, a esquadrejadeira de varão, também surgiu a de precisão.

As primeiras têm um custo de aquisição mais baixo, mas acabam ficando para trás quando se fala em produtividade e agilidade. Isso porque as esquadrejadeiras de precisão são ótimas para placas e pedaços de madeira maiores e garantem um acabamento ainda melhor, já que são compostas por uma serra deslizante e uma prancha.

E as seccionadoras, para que servem?

Uma esquadrejadeira, normalmente, atende bem à rotina de uma marcenaria, principalmente se for um modelo de precisão. No entanto, ainda é possível ter mais agilidade e otimização nos processos de corte, contando com um outro tipo de maquinário: uma seccionadora.

Elas suportam até quatro painéis de madeira por vez e trabalham em uma velocidade de corte muito maior. Ou seja, a produtividade da sua marcenaria aumenta, produzindo diversas peças simultaneamente.

No entanto, elas podem não ser uma boa opção se a maioria dos seus projetos são sob medida ou não modulares. Se a necessidade é de flexibilidade e cortes em ângulos variados, a esquadrejadeira é o equipamento certo.

Escolha o maquinário certo e melhore o trabalho da sua marcenaria

Agora que as diferenças entre as esquadrejadeiras e seccionadoras ficaram mais claras, cabe a você, marceneiro, entender as necessidades da sua marcenaria e fazer a melhor escolha. Ambos os maquinários são ótimos para cortes dos mais diversos e vão te servir ainda melhor quando aproveitados da maneira certa.

Quer encontrar os melhores equipamentos para sua marcenaria?

Deixe seu comentário