Ter uma boa estratégia de vendas também é essencial para vender seus móveis e conquistar clientes
Os móveis, certamente, são o grande chamariz de uma marcenaria. São as peças produzidas que chamam a atenção do consumidor e acabam levando a uma compra. No entanto, engana-se quem pensa que basta apenas ser um ótimo marceneiro. Isso é, sim, essencial, mas também é preciso colocar parte do foco na área comercial.
Além de atrair os consumidores certos na hora certa, ter uma equipe comercial ou, até mesmo, parte do trabalho focado nisso, também ajuda a vencer um problema que atinge todo negócio: a sazonalidade. Independentemente do segmento, sempre há alguns períodos em que as vendas aumentam naturalmente e outros em que caem. Com as estratégias certas, é possível prever esse tipo de situação e revertê-la.
Para te ajudar a investir na área comercial da sua marcenaria, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a dar os primeiros passos.
Como aumentar as vendas na sua marcenaria
Se você quer evitar períodos de baixa e aproveitar melhor os períodos de alta, fique atento a estes fatores:
Fluxo de vendas
Em primeiro lugar, o mais importante é conhecer o seu fluxo de vendas, ou seja, as etapas pelas quais o consumidor passa no processo de compra. Essencialmente, são três:
- Identificação do problema: basicamente, o reconhecimento de uma necessidade – quando o consumidor entende que tem um problema e precisa de uma solução. Pode ser um armário quebrado, uma peça que está faltando para trazer mais funcionalidade e beleza a um ambiente, entre outros.
- Busca por soluções: com o problema detectado, o consumidor começa a buscar as soluções. Aqui, o vendedor precisa estar preparado para mostrar todas as possibilidades.
- Decisão de compra: o último passo, quando a necessidade é, realmente, suprida. Nesta etapa do processo de compra, o pós-venda pode fazer toda a diferença. O consumidor precisa de segurança para tomar a decisão e acompanhamento para que haja 100% de satisfação.
Valor
Seu trabalho tem valor, cada projeto, cada peça, cada móvel – tudo tem algo de diferente do que é oferecido por outros marceneiros. Isso precisa ser passado pela sua equipe comercial ao comprador. Isso mostra por que o investimento que será feito é válido.
Mostrar o valor do seu trabalho não pode ser apenas na hora de o consumidor decidir pela compra, mas em todas as etapas do processo. É preciso sempre lembrá-lo daquilo pelo que ele está pagando – seja a qualidade dos materiais, o atendimento, a montagem.
Paciência
A compra de um móvel, principalmente planejado, exige do cliente bastante tempo para pesquisar e considerar as opções. Isso porque ele quer uma solução específica para seu problema e o investimento é alto.
Por isso, tenha paciência. Investir no processo comercial da sua marcenaria envolve sanar todas as dúvidas de um possível cliente e ajudá-lo no processo de tomada de decisão – o que pode levar tempo.
Capacitação
Em cada uma dessas questões, é essencial que sua equipe comercial – ou, você mesmo, se for você que faz as vendas também – seja o mais capacitada quanto possível. Treinamentos, sugestões, tudo isso ajuda a tratar o cliente da melhor maneira para que ele faça a escolha pelos seus projetos.
Outro ponto importante é que os vendedores precisam saber como funciona a produção da marcenaria, além de conhecerem bem os produtos e os diferenciais.
Invista no comercial da sua marcenaria e aumente suas vendas
Além de criar móveis incríveis, é essencial que você foque no comercial da sua marcenaria. Siga essas dicas e faça as melhores escolhas. Assim, você garante a satisfação dos seus clientes e evita períodos sazonais.
Quer mais dicas para melhorar a produção da sua marcenaria?