Entenda um pouco mais sobre os itens essenciais para montar qualquer peça em uma marcenaria.
Com o passar do tempo, acabamentos modernos e tecnologia ganharam espaço na indústria moveleira. Afinal, o consumidor procura pelas soluções mais atuais para equipar e montar seus ambientes.
Essas novidades são extremamente essenciais para uma marcenaria. Oferecer o que os clientes procuram, é a melhor maneira de fazer seu negócio crescer. Mas é muito importante estar atento ao básico também. Não adianta oferecer modernidade e tecnologia, mas pecar na qualidade.
O básico de um móvel
Independentemente de produzir planejados ou não, toda marcenaria precisa conhecer a matéria-prima básica da criação de móveis. Por isso, aqui estão todos os itens básicos que você precisa ter:
• MDF de qualidade
Em primeiro lugar, para produzir móveis de qualidade é preciso investir em um bom MDF, que garanta mais durabilidade e permita o manuseio correto para o uso desejado. Há diversos tipos de MDF que podem servir para projetos diferentes: cru – sem nenhuma cobertura, ideal para projetos que receberão acabamento de pintura, por exemplo –, revestido – coberto por uma resina melamínica ou BP, garante mais qualidade a qualquer peça –, resistente à umidade – ideal para ambientes em que o móvel terá contato com a umidade – e compensados – não exatamente um tipo de MDF, mas lâminas de madeira prensadas que permitem bastante versatilidade.
Além disso, também é importante conhecer as espessuras das placas, utilizando-as para os fins certos. Elas variam entre 3mm e 25mm, sendo utilizadas para diversas aplicações.
• Sistemas de junção
Os sistemas de junção são os responsáveis por unirem as peças de um móvel. Eles fazem com que diversas partes se tornem um único projeto e também precisam de atenção e conhecimento por parte do marceneiro. Há diversas opções de junção para móveis de madeira, mas as principais delas são os parafusos, dispositivos de montagem, pinos e cola.
Cada um deles deve ser utilizado em situações específicas e podem ser o grande diferencial para a durabilidade de um móvel.
• Dobradiças
Pequenos acessórios que fazem uma grande diferença, essas são as dobradiças. Responsáveis pela instalação e o bom funcionamento das portas em um móvel, elas precisam ser bem escolhidas para serem eficazes. Para fazer boas seleções, é preciso considerar o material – que pode ser ferro, alumínio, inox, entre outros –, o tamanho – portas mais pesadas e maiores, por exemplo, exigem dobradiças maiores –, a quantidade – baseada nos pontos de pressão –, o formato – reta, curva ou supercurva – e a instalação – sobrepostas, parcialmente sobrepostas ou embutidas.
• Corrediças
Se um móvel possui gavetas, portas de correr, prateleiras móveis e outras partes semelhantes, é preciso utilizar corrediças. Esses acessórios também estão disponíveis em diversos modelos, cada um com uma finalidade. Entre eles, estão as corrediças de roldanas, telescópicas, invisíveis e, as mais sofisticadas, touch to open.
• Puxadores
Outros acessórios essenciais na produção de um móvel de qualidade são bons puxadores. Para suprir necessidades diferentes, há diversos modelos diferentes, como em alça, concha, cava, embutidos, entre muitos outros. A ideia é que o modelo escolhido esteja de acordo com o design do móvel e o ambiente em que será instalado.
Também é importante levar em consideração o acabamento escolhido, aço escovado, com adornos, clássicos ou vintage. Tudo para garantir beleza e eficiência.
• Aramados
Utilizados, na maioria dos casos, internamente, os aramados também fazem parte de projetos de sucesso em uma marcenaria. Eles são essenciais para a boa funcionalidade de um móvel. Normalmente, são utilizados em ambientes que exigem ferramentas de organização, como cozinhas, lavanderias, banheiros, quartos.
Eles oferecem qualidade e mais valor a qualquer peça.
• Acabamentos
Por fim, outra questão importante e básica na produção de um móvel são os acabamentos. Eles falam sobre a parte visual do móvel e precisam estar em harmonia com todo o projeto e com os desejos do consumidor. Alguns dos mais comuns são a lâmina natural, melanina, lâmina decorativa e a pintura. Tudo depende de qual é o foco para o resultado final.
Além disso, as fitas de borda também fazem parte de um bom acabamento, cobrindo as laterais e completando o projeto. Sua aplicação é simples, mas precisa ser feita corretamente para que não haja prejuízos na produção.
Esteja atento ao básico e garanta a qualidade dos seus móveis
Além de investir em modernidade e tecnologia para atrair clientes, não se esqueça de focar no básico para a produção de móveis de qualidade. Atente-se a esses fatores e garanta projetos de sucesso.
Quer acompanhar os projetos da sua marcenaria de perto? Conheça algumas dicas importantes!