Descubra mais uma ferramenta para fazer com que mais pessoas conheçam o seu trabalho
Um negócio de sucesso precisa alcançar o consumidor. Afinal, sem saber dos serviços disponíveis, as pessoas nem sabem como procurar por certos produtos ou serviços. Antigamente, a maneira de se comunicar com o público era através de anúncios nos jornais ou outdoors. O rádio e a televisão também se tornaram ótimos veículos de divulgação.
Hoje, as estratégias estão todas voltadas para o marketing digital. Mas você sabe o que é isso? Descubra mais sobre a ferramenta que pode ser exatamente o que estava faltando na sua marcenaria.
O que é marketing digital?
Para ter bons resultados, qualquer empresa precisa estar onde o consumidor está. E atualmente, boa parte das pessoas, principalmente dos brasileiros, está na internet. O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo: são mais de 150 milhões de usuários e uma média de 3 horas e 42 minutos de uso por dia.
O marketing digital nasceu para utilizar essas plataformas e diversos outros sites – como os buscadores – para permitir o contato das empresas com os consumidores. É como se você colocasse um outdoor no Instagram, no Facebook ou no Google, para que as pessoas conheçam o seu trabalho e comprem seus produtos e serviços.
A grande diferença entre esse conceito e o do marketing tradicional é que é preciso haver interação – o foco são as pessoas. Não é à toa que com as estratégias digitais estima-se que 60% do processo de compra seja realizado antes mesmo de haver qualquer contato com a empresa ou o vendedor. E é o conteúdo que faz todo esse trabalho: imagens dos produtos e do processo de produção, textos explicativos, vídeos interessantes – tudo isso faz com o que consumidor se decida pela compra.
O melhor é que é possível aumentar ainda mais o alcance da sua marcenaria contando com essas estratégias. Afinal, pessoas de todo o Brasil (ou das regiões que você preferir) podem ter acesso ao que você produz.
Como utilizar o marketing digital na sua marcenaria
Algumas estratégias podem te ajudar a dar os primeiros passos nesse mundo:
• Crie uma identidade visual
Identidade visual é um conjunto de elementos que identificam a sua marca – seu logo, as cores que utiliza, fontes, etc. Ou seja, o que representa sua marcenaria visualmente. Isso é importante para o marketing digital, porque ajuda as pessoas a criarem uma identificação com a sua empresa e aquilo que você representa.
Vai muito além de uma simples questão visual, porque as cores, fontes e outros elementos utilizados na identidade visual ajudam a passar a ideia que você gostaria para o público, que pode ou não ser atraído para o que você faz.
• Monte um site
Hoje em dia, para o consumidor, é como se as empresas que não têm um site não existissem. Isso quer dizer que eles consideram as opções que podem ser encontradas online. Por isso, vale a pena investir em uma página digital, mesmo que ela seja simples.
O mais importante é que o site contenha informações gerais da sua marcenaria e seja responsivo, ou seja, funcione bem tanto no computador, quanto no celular.
• Utilize as redes sociais
Além do site, a presença digital também se dá pelas contas nas redes sociais, como Instagram, Facebook e, até mesmo, Youtube. Estima-se que 74% dos brasileiros que têm contas em redes sociais, as utilizam para fazer compras. É um número bem interessante e vale a pena investir nele.
Por isso, crie contas nas redes em que você sabe que seu público está.
• Invista em boas imagens
Pense que no mundo digital, o consumidor não terá contato físico com você ou com seus produtos. Por isso, é preciso oferecer o máximo de experiência visual quanto possível. Boas imagens fazem muito bem esse trabalho. Você pode utilizar fotos de projetos completos, peças individuais, processo de trabalho, da sua marcenaria. Tudo isso cria a proximidade que o público precisa.
Mas não se esqueça de que essas imagens devem ser de boa qualidade.
• Faça postagens interessantes
Ainda falando sobre redes sociais e sites, na hora de fazer postagens vale a pena investir em um conteúdo interessante. Você pode falar sobre os diferenciais da sua marcenaria, sobre os materiais utilizados, os processos. Tudo isso faz com que você se torne uma autoridade no assunto para o público digital. Quanto mais autoridade, mais segurança para que as pessoas tomem a decisão pelo processo de compra.
• Publique depoimentos de clientes
A satisfação de outros consumidores é um fator extremamente importante para que as pessoas escolham uma empresa pela internet. Ela aumenta a confiança e a expectativa de uma boa experiência. Por isso, invista em mais essa estratégia em seu site e nas redes sociais.
• Considere investir em Google Ads
Por fim, vale a pena considerar um investimento no Google Ads. Ele permite pagar para anuncias na página de pesquisa do Google e estar entre os primeiros resultados. Isso quer dizer que quando um consumidor pesquisar por algo dentro do seu mercado, sua marcenaria estará lá.
Invista no marketing digital para sua marcenaria
As estratégias que envolvem a internet podem trazer excelentes resultados para qualquer negócio, principalmente a sua marcenaria. Comece com as nossas dicas e descubra um novo mundo e um novo público.
Você já conhece a marcenaria 4.0? Descubra esse conceito que pode mudar sua maneira de trabalhar.