Entenda por que usar madeira além dos móveis para cobrir paredes e criar divisórias
Usar MDF em móveis traz diversas vantagens, como acabamento de qualidade, durabilidade, flexibilidade, entre muitas outras. Mas não é só nessas peças que esse material se destaca. Também é possível revestir paredes e aproveitar diversos benefícios. Entenda alguns deles.
Os benefícios do MDF como revestimento de parede
Surpreenda-se com todas as possibilidades que o MDF pode trazer na hora de revestir paredes e criar divisórias.
1. Acabamentos diferenciados
Apesar de ser feito de madeira, o MDF permite acabamentos e revestimentos dos mais diversos. Isso cria possibilidades de designs diferenciados, simulando materiais e texturas, como tecido, concreto, tipos diferentes de madeira, entre muitos outros. Ou seja, o céu é o limite quando se trata desse material.
2. Isolamento térmico
O MDF tem características importantes para garantir o conforto térmico: pouca absorção de calor nos dias quentes e pouca dispersão nos dias mais frios. Isso faz com que os ambientes que têm paredes revestidas com MDF tenham uma temperatura muito mais agradável, independentemente da estação climática – ainda melhor que com a alvenaria tradicional.
3. Isolamento acústico
Além do isolamento térmico, que traz um conforto climático ao ambiente, os revestimentos com MDF também oferecem isolamento acústico, tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora, dependendo do tipo de instalação e da espessura dos painéis utilizados. Isso faz com que seja uma boa opção para estúdios e outros ambientes que precisam isolar o som.
4. Armazenamento de fiação
Para garantir um visual melhor e mais organizado em ambientes diversos, há muitas estratégias para esconder a fiação dos aparelhos eletrônicos. Para este fim, o MDF se torna uma ótima ideia, principalmente se tornando um painel para televisões em salas e quartos. Além de criar uma bela moldura, ele faz o papel de esconder os fios e deixa-los de fácil acesso, caso necessária alguma mudança ou manutenção.
5. Pontos elétricos
Além de esconder fios e cabos, os revestimentos em MDF também permitem criar pontos elétricos que, de outra forma, precisariam ser instalados quebrando paredes ou fazendo outras pequenas reformas.
6. Ajustes
Se o ambiente tem paredes com imperfeições ou partes tortas, o revestimento em MDF pode ser uma boa opção para uma cobertura, principalmente por não exigir a regularização da superfície para ser instalado. Ou seja, o revestimento acaba com as imperfeições e pode ser instalado sem grandes problemas ou ajustes.
7. Divisórias e portas
Por fim, o MDF pode ser utilizado para fazer divisórias, separar ambientes dos mais diversos e, até mesmo, embutir portas. Tudo isso aproveitando os benefícios já citados e muita facilidade na instalação, além de acabamentos dos mais diversos.
MDF – versatilidade e vantagens para diversos fins
O MDF é uma ótima escolha para móveis, mas seu uso não para por aí – ele pode trazer diversas vantagens para revestimentos de parede e outros fins. Por isso, vale muito a pena conhecer os benefícios desse material e utilizá-lo de maneira criativa.
Você sabe o que é conforto térmico? Descubra um pouco mais sobre esse conceito!