Descubra um pouco mais sobre a marcenaria inteligente e melhore a sua qualidade de produção
Até a entrega de um móvel ao cliente, há diversos processos que acontecem dentro de uma marcenaria e diversos funcionários que podem ser responsáveis por cada um deles. Esses processos precisam estar sempre bem organizados para garantir bons resultados. No entanto, principalmente quando há um aumento de demanda, é preciso mais atenção.
É aí que entra um conceito chamado de marcenaria inteligente. Ele trata de estratégias importantes que ajudam o marceneiro a fazer um acompanhamento mais próximo e garantir uma produção eficiente e com cada vez mais qualidade.
Como acompanhar de perto os projetos da sua marcenaria
Descubra como aderir à marcenaria inteligente com algumas dicas simples e práticas:
1. Sistema de gestão
Em primeiro lugar, vale a pena investir na tecnologia para otimizar não só os processos, mas a comunicação entre todos aqueles que trabalham na marcenaria. Os sistemas de gestão têm exatamente essa função. Com essa ferramenta você pode organizar a parte financeira do seu negócio, gerenciar a produção, administrar bem o estoque, melhorar a logística de entregas, criar descontos e programar ticket médio, entre outras funções.
2. Satisfação dos clientes
Uma maneira de acompanhar os processos da sua marcenaria é sempre procurando estar a par da satisfação dos clientes com as peças. Isso pode ser feito com um bom contato pós-venda, através de questionários. O importante é saber quais são as impressões e opiniões sobre o serviço prestado. Com essas informações, você tem o que precisa para fazer alterações que, talvez, sejam necessárias.
3. Indicadores de performance
Você também pode contar com indicadores de performance para sua marcenaria. Eles são informações mensuráveis e fáceis de compreender que ajudam a entender como está a produção. Alguns deles são: valor agregado (VA) – percentual do que já foi entregue ao cliente, com relação ao que foi contratado –; índice de desempenho de prazo (IDP) – um indicador que checa se as tarefas de um projeto estão dentro do prazo, adiantadas ou atrasadas –; índice de desempenho do curso (IDC) – comparação entre o curso estimado no projeto e o custo final, mostrando se houve economias ou gastos inesperados –; taxa de tarefas realizadas – o que foi finalizado em um projeto de acordo com o que estava previsto, considerando atrasos e paralisações – e desvios de esforços – esforço envolve prazos, mão de obra, material, orçamento, entre outras informações. Por isso, os desvios de esforços têm a ver com o esforço utilizado em um projeto em comparação com o que havia sido planejado.
4. Acompanhamento dos funcionários
Os funcionários são parte essencial de qualquer empresa, e não é diferente em uma marcenaria. Por isso, uma maneira de acompanhar bem os seus projetos é acompanhando cada colaborador individualmente. Isso não quer dizer ficar “de olho” na sua equipe durante todo o dia, mas separar momentos para checar as tarefas, conversar com cada um e identificar o que está indo bem e o que pode melhorar.
5. Controle de estoque
Um estoque desorganizado pode ser sinônimo de prejuízo e impacto na qualidade, por isso é preciso investir nessa área. Além de ter uma boa gestão daquilo que você tem na sua marcenaria, também é preciso fazer um controle periódico, garantindo que sempre haja reposição das matérias-primas e ferramentas.
6. Parcerias estratégicas com fornecedores
Por fim, processos de qualidade em uma marcenaria envolvem contato direto com os fornecedores. Afinal, pense no seguinte: você ajusta todos os seus processos de produção e, no final, acaba atrasando a entrega por falta de materiais, má qualidade, atraso nas entregas ou outros problemas relacionados a fornecedores. Por isso, vale a pena buscar boas empresas para serem parceiras da sua marcenaria e manter um bom relacionamento – próximo e estratégico – com elas.
É possível melhorar a qualidade da sua produção
Com essas dicas simples, você garante processos muito mais eficientes e cheios de qualidade na sua marcenaria. Isso resulta em mais satisfação dos clientes e novos negócios.
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