Descubra como garantir que os clientes aceitem seus orçamentos e fechem negócio com você
O trabalho com móveis planejados traz diversas vantagens para o consumidor e para o marceneiro, mas também pode trazer alguns desafios. Como as peças são produzidas sob demanda, é preciso montar um orçamento com cada detalhe para que o cliente decida se vai ou não fechar negócio.
No entanto, é muito comum investir tempo criando um bom orçamento, detalhado e com todos os custos, cotando materiais e pensando no tempo de produção para apresentar ao cliente e, no final, acabar perdendo o serviço.
A verdade é que poucas coisas são mais frustrantes para um marceneiro do que isso. Mas é possível reverter esse quadro.
Como fechar projetos com dicas simples
Separamos algumas dicas básicas para que você atraia o cliente e feche mais negócios:
1. Seja uma autoridade no assunto
Quando vão investir um valor alto em planejados, os clientes querem ter a certeza de que o marceneiro sabe o que está fazendo. Principalmente, porque esses móveis terão um espaço e um propósito específicos.
Por isso, é essencial que você conheça bem o mercado e seus produtos. Isso será refletido nas conversas com o consumidor e no orçamento e gerará autoridade e confiança.
2. Foque em solucionar problemas
Normalmente, uma pessoa busca um planejado para solucionar algum problema que esteja enfrentando, seja de armazenamento, decoração, encaixe. Quando chega à sua marcenaria, a expectativa é de encontrar uma solução para esse problema, o que pode ficar claro desde as primeiras conversas e através do orçamento.
Quando o marceneiro visa somente ao lucro, perde a oportunidade de tentar oferecer peças que vão muito além do que o consumidor poderia imaginar, trazendo facilidade, praticidade e funcionalidade para sua rotina. Esse é mais um segredo para fechar negócios, focar na solução de problemas.
Com esse pensamento, fica mais fácil ganhar a confiança dos seus clientes e garantir projetos futuros.
3. Trabalhe com briefings
Um briefing é o primeiro passo de um projeto. Ele vem antes do orçamento e de qualquer desenho e serve como um guia para tomar as melhores decisões, de acordo com os desejos e necessidades do cliente.
Se você quer fechar negócios, vale a pena começar a fazer briefings para o seu projeto. Nele, devem estar todas as informações referentes ao móvel que será produzido – tamanho, cor, ambiente, acabamento –, assim como os pedidos, condições e necessidades específicos numerados pelo cliente.
Assim, fica muito mais fácil acertar no orçamento e garantir um fechamento.
4. Esteja sempre à disposição
Por mais que você procure deixar tudo claro nas informações e no orçamento que passa ao cliente, dúvidas sempre surgem. Por isso, esteja sempre à disposição. Se não puder passar seu contato direto, garanta que o consumidor tenha uma linha de acesso a qualquer pessoa que possa responder suas perguntas.
Isso ajuda a diminuir a preocupação com relação ao projeto e dar mais segurança para os próximos passos.
5. Crie condições vantajosas
Por fim, vale investir em algo chamado “cenário de escassez”. Isso envolve criar estratégias para oferecer condições especiais ao consumidor, como brindes, promoções, pacotes diferenciados. Tudo isso cria um senso de urgência que leva à concretização da venda.
Feche mais negócios na sua marcenaria
Essas estratégias podem ser um grande diferencial para sua marcenaria. São simples de serem aplicadas e geram ótimos resultados.
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